Aliança determinaria produção de veículos premium das marcas inglesas para o aquecido segmento de luxo do mercado chinêsA fabricante chinesa Chery Automobile e as inglesas Jaguar e Land Rover – pertencentes ao grupo indiano Tata – estão trabalhando na aprovação regulamentar junto ao governo chinês para a criação de uma joint venture entre as marcas no país asiático.
As duas empresas já estariam, de acordo com a imprensa local, em estágio avançado de negociações para o estabelecimento de uma produção conjunta na China. A direção da Tata não comentou as informações obtidas pelo periódico China Business News a partir de uma fonte não identificada, mas ratificou seu interesse em produzir veículos premium para o mercado chinês.
O interesse da Tata no aquecido segmento de veículos de luxo na China – em 2010 o nicho premium cresceu 40% em relação a 2009 – já havia motivado contatos com outras fabricantes locais, incluindo a Great Wall Motor. O acordo com a Chery, no entanto, esbarra na burocracia do governo chinês, que já barrou a aprovação regulatória da joint venture entre a fabricante do compacto QQ e a japonesa Fuji Heavy Industries para a produção de modelos Subaru no país.
Ao Dow Jones Newswires, Del Sehmar, porta-voz da Jaguar Land Rover na Índia, admitiu que produzir os veículos das duas marcas inglesas na China continua sendo uma ambição do grupo Tata. Desde o ano passado, a companhia já vem analisando uma série de características do mercado chinês para escolher a melhor localização de suas linhas de montagem. Por meio da joint venture com a Chery, os modelos Jaguar e Land Rover poderiam ser montados localmente por meio do esquema CKD, em que as peças e componentes do veículo são trazidas de diferentes unidades ao redor do planeta e montadas na fábrica local, responsável pelo processo final de produção.


Fonte:motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário