13 de set. de 2011

Volkswagen lança Up! na Europa por 8.500 euros

Destaque da marca alemã em Frankfurt vem com 'sotaque' chinês.
Carro deve chegar ao Brasil em 2014, em outra configuração.

Priscila Dal Poggetto Do G1, em Frankfurt (Alemanha) - A jornalista viajou a convite da Anfavea
A tradicional prévia do grupo Volkswagen para o Salão de Frankfurt teve como centro das apresentações a divulgação do preço do compacto Up! na Europa, que sai por a partir de 8.500 euros (aproximadamente R$ 19,5 mil). O evento aconteceu na noite desta segunda-feira (12) na cidade alemã.
volkswagen up! (Foto: Frank Rumpenhost / AFP)Compacto Up! foi apresentado nesta segunda-feira, em Frankfurt, na prévia do Grupo Volkswagen
(Foto: Frank Rumpenhost / AFP)
Entre as principais novidades do salão, ele pode ser considerado um marco para a indústria automobilística mundial porque simboliza, na verdade, a influência real dos carros chineses sobre as outras montadoras, com muito mais tradição. Resumindo, o Up! é um alemão com sotaque chinês, que será vendido globalmente.

Na opinião do diretor da empresa de consultoria Roland Berger, Stephan Keese, veículos "diferentes" como o UP! vão ser vendidos cada vez mais na Europa e em mercado emergentes, principalmente. "Todas as marcas estão atrás do segmento popular especificamente para mercados emergentes. E, por causa da concorrência dos chineses, eles chegam mais simples, mas com mais tecnologia para o conteúdo", explica o consultor.

Assim, para cada mercado, o compacto receberá configurações específicas, que atendam às necessidades locais. No Salão de Frankfurt ele estará exposto em seis conceitos diferentes, mostrando toda sua versatilidade, já que será comercializado em 60 configurações. Para o Brasil, ele ainda está sendo definido, mas como o próprio presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, já havida declarado ao G1, a "proposta é ser um Tata Nano para o brasileiro. O primeiro carro do consumidor".

volkswagen up! (Foto: Frederik von Erichsen / AFP)Volkswagen Up! é o com pacto alemão com
'sotaque' chinês (Foto: Frederik von Erichsen / AFP)
Aqui na Europa, o modelo terá acabamento simples, porém bem equipado. O compacto foi feito com base no antigo Lupo, mas tem uma nova plataforma e é equipado com motor 1.0 a gasolina com 60 cavalos de potência ou 75 cavalos. A Volks disse anteriormente que será lançada também uma opção com propulsor a gás natural de 68 cv. Também está entre os planos da montadora uma opção totalmente elétrica.

Na parte de segurança, o Up! é o único na categoria a oferecer sistema de frenagem de emergência. Ele ativa os freios automaticamente em velocidades inferiores a 30 km/h e usa um sensor a laser para avaliar o risco de um acidente. Se o motorista não reagir, ele ativa automaticamente os freios, para diminuir a gravidade da colisão. Não se sabe se o Up! brasileiro terá o recurso, mas se considerar o preço, é provável que não.

Fonte: G1
Disponível no(a)http://g1.globo.com/carros

Nenhum comentário: