25 de fev de 2014

Frota de carros? Os astronautas do projeto Apollo tinham jatos T-38 particulares...

Cada um dos mais de trinta astronautas do programa espacial americano utilizavam jatos supersônicos para seus deslocamentos pelo país



T-38 Talon - NASA (Foto: reprodução)


Para quem sente uma ponta de inveja ao observar jogadores de futebol circulando em carrões importados muitas vezes oferecidos de graça pelas próprias marcas, talvez seja interessante lembrar da época em que heróis de verdade não eram esportistas nem atores, e sim pilotos de caça escolhidos para uma das maiores aventuras da história da humanidade: a viagem à Lua.


Imortalizada no livro The Right Stuff , de Tom Wolfe (que ganharia versão para o cinema batizada como Os Eleitos no Brasil), a história dos homens que encabeçaram as primeiras expedições espaciais americanas é daquelas coisas que serão lembradas pelos próximos séculos como um exemplo de glória, coragem, fama e perigo - entre 1964 e 1967, nada menos que oito astronautas americanos morreram em acidentes diversos, e por muito pouco outros três não conseguiram voltar para a Terra durante os incidentes da Apollo 13, em 1970.
Astronautas da NASA antes de um vôo no T-38 (Foto: reprodução)


Riscos à parte, a vida dos astronautas dessa época estava à altura das estrelas de cinema: capas da Life, jantares com o presidente, entrevistas na TV, câmeras e flashes por todos os lados...  A ideia de exploração comercial da imagem de personalidades famosas ainda não era tão desenvolvida quanto hoje, mas mesmo assim um revendedor Chevrolet na Flórida fez questão de fornecer diversos Corvette para os astronautas (alguns em configurações exclusivas de acabamento e performance) em condições de leasing bem vantajosas. Dessa forma, o clássico Vette se tornou o carro símbolo dessa geração de heróis.
Os astronautas e seus Corvette (Foto: reprodução)


E a mordomia não terminava por aí. Para facilitar o translado dos astronautas pelas diversas instalações da NASA nos EUA (Califórnia, Houston, Flórida, Nova York...) foi formada uma frota de jatos supersônicos T-38 Talon à disposição dos eleitos. Eles eram necessários não apenas para agilizar as viagens entre bases e fábricas envolvidas no programa espacial, mas também para garantir o número de horas de vôo necessárias para suas qualificações como pilotos de elite.

O T-38 é uma versão de treinamento do caça F-5 Tiger, cujas versões modernizadas permanecem em serviço na Força Aérea Brasileira (assim como o T-38, que se mantém na ativa nos EUA mais de 50 anos após sua entrada em operação). Com dois turbojatos e capazes de atingir 1.381 km/h, eles podiam cumprir a distância entre a costa leste e a costa oeste dos EUA em pouco mais de três horas, incluindo uma rápida parada para reabastecimento.
T-38 Talon - NASA (Foto: divulgação)


Veterano da missão Apollo 7, o astronauta Walt Cunningham é proprietário de vários Corvette desde o início dos anos 1960. Em entrevista recente, ele disse: "eu amo o Corvette... mas meu T-38 era um pouco mais rápido (risos). Bons e velhos tempos..."

 


Participe!Votem no Blog do Largartixa no Top Blog 2013. Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado! Disponível no(a):http://gq.globo.com/Motor

Nenhum comentário: