25 de fev de 2014

Aston Martin V8 Vantage N430: um carro de corrida com traje social

Versão inspirada nos modelos de competição da marca alia performance de pista com luxo e conforto típicos da Aston


Aston Martin V8 Vantage N430 (Foto: divulgação)


Já faz um certo tempo que os donos de carros esportivos não se contentam em passear por estradas e rodovias. Para eles, os momentos de pisar fundo no acelerador estão cada vez mais concentrados nos track days, os eventos realizados em autódromos onde pessoas comum podem sentir o gostinho do automobilismo de verdade.


A Aston Martin certamente pensou nesse perfil de cliente na hora de desenvolver o novo V8 Vantage N430. A letra N historicamente designa os modelos de competição da marca inglesa - de quebra, ainda serve como referência para o lendário circuito de Nürburgring, onde a Aston mantém um centro de testes responsável pela aferição da performance de seus carros.
Aston Martin V8 Vantage N430 (Foto: divulgação)


Desenvolvido a partir do V8 Vantage, o N430 traz modificações no motor V8 de 4,7 litros que aumentam a potência de 420 para 436 cavalos, enquanto o torque sobe de 47,9 para 49,9 kgfm. As principais diferenças, porém, estão na eficiência aerodinâmica, no uso de materiais de peso reduzido, nos ajustes de suspensão e nos opcionais estilísticos - incluindo esquemas de cores que remetem aos Aston do passado.
Aston Martin V8 Vantage N430 (Foto: divulgação)


Os bancos do tipo concha são feitos de fibra de carbono e kevlar. A fibra de carbono também substitui várias peças internas. Além do alívio de peso, elas ajudam a dar um aspecto mais guerreiro ao N430, junto com o revestimento de couro do tipo Alcantara, bastante utilizado no automobilismo devido à textura antiderrapante e confortável.
Aston Martin V8 Vantage N430 (Foto: divulgação)


Conforto, por sinal, é algo que jamais pode ficar de fora em um Aston Martin. O painel de instrumentos parece ter sido feito por uma relojoaria suíça, o acabamento é digno de artesãos, os materiais utilizados incluem magnésio e alumínio anodizado, e o sistema de som pode ser um legítimo Bang & Olufsen dinamarquês capaz de fazer seu home theather pifar de vergonha.
Aston Martin V8 Vantage N430 (Foto: divulgação)


Na hora da ação, o novo V8 Vantage N430 propõe uma abordagem mais analógica e excitante. A suspensão é mais rígida, as reações do volante são mais rápidas, a aerodinâmica aperfeiçoada cria mais downforce e aderência, e os freios são tão eficientes quanto os de competição.
Aston Martin V8 Vantage N430 (Foto: divulgação)


A opção primária de câmbio é manual de seis marchas, como nos velhos tempos, mas quem quiser pode optar por uma automatizada de sete velocidades, com acionamento por paddle shifts no volante. Com o motor instalado em posição central, entre o eixo dianteiro e o habitáculo, e tração traseira com diferencial com deslizamento limitado, o N430 vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, e atinge os 305 km/h.

Com apresentação oficial agendada para o Salão de Genebra, em março, o novo modelo já tem preço fixado em 89.995 libras (R$ 360.636) no Reino Unido.

Participe!Votem no Blog do Largartixa no Top Blog 2013. Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado! Disponível no(a):http://gq.globo.com/Motor

Nenhum comentário: