12 de set. de 2011

Suzuki quer terminar aliança com Volkswagen

Imagem: Divulgação
Suzuki quer terminar aliança com Volkswagen  
A marca japonesa pretende terminar a parceria que une as duas empresas há dois anos e quer que a fabricante alemã venda as ações que detém na Suzuki

do AutoMotor/Portugal

A Suzuki e a Volkswagen deverão se separar. Depois de um acordo de 2005 entre a Suzuki e a Fiat para a construção de motores diesel na Ásia, a marca japonesa formalizou novo acordo, desta vez com a Volkswagen, para a cooperação de desenvolvimento de várias tecnologias, entre elas modelos híbridos e elétricos.
O problema surgiu quando a marca alemã não viu com bons olhos a decisão da Suzuki de importar motores diesel da Fiat a partir da Hungria. A Volkswagen acusou a Suzuki de desrespeitar o acordo realizado em dezembro de 2009. Do outro lado, a fabricante nipônica realizou uma reunião do Conselho de Administração, na qual decidiu terminar a sua cooperação com a VW, bem como vender as ações que detém na montadora germânica (1,49%).

Além disso, será feito um pedido à Volkswagen para que venda as ações da Suzuki em sua posse (19,9%). O motivo que a Suzuki alegou para esta decisão foi o de que a “aliança tornou-se negativa para uma gestão independente”.

Contatado pela imprensa europeia, o porta-voz da Volkswagen, Michael Brendel, afirmou que a marca não tem qualquer intenção de vender a sua participação na Suzuki.

Fonte: motordream
Disponível no(a)http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: