12 de set. de 2011

Salão de Frankfurt destaca carros mais leves e com mais tecnologia

Maior evento do setor começa nesta terça e conta com pista de testes.Conectividade, novos materiais e carros elétricos que irão às ruas são foco.

Priscila Dal Poggetto Do G1, em Frankfurt (Alemanha) - A jornalista viajou a convite da Anfavea
Pode-se dizer que os alemães disputam com os brasileiros o título de mais apaixonados por carros. No entanto, as estradas impecáveis -sem limite máximo de velocidade-, os táxis Mercedes-Benz, a tradição no desenvolvimento de automóveis de alta tecnologia e o maior salão do automóvel do mundo são alguns dos predicados alemães, que deixam o Brasil “um pouco” para trás. Diante deste cenário e sem sinal de preocupação com a crise que resiste a largar a Europa, o Salão de Frankfurt abre as portas à imprensa nesta terça-feira (13).
salão de frankfurt (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)Pavilhão de exposições está pronto para o salão (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
O evento será marcado pela tecnologia. Com ela, as montadoras pretendem reestruturar o conceito de mobilidade. A Audi, por exemplo, levou até uma pista para testes para o salão. Tudo para destacar três temas: conectividade, tecnologia 'ultra' – que se resume a materiais mais leves e motores menores, porém mais potentes — e tecnologia elétrica, que, no caso da Audi é a linha E-tron.
Esses três pontos não são exclusividade da marca alemã. Eles formam a temática do salão para este ano, segundo os consultores especializados no setor automobilístico e outras montadoras alemãs. “A crise não tem espaço no salão, o tema oficial neste ano é ‘implementar o futuro’, trazer novas tecnologias de motores, mobilidade elétrica, novo conceito de consumo de eletrônicos e como implementar essas tecnologias nas gerações mais modernas dos carros”, analisa o diretor da empresa de consultoria Roland Berger, Stephan Keese.
salão de frankfurt (Foto: Alex Domanski/Reuters)Montadores dão últimos detalhes aos estandes (Foto: Alex Domanski/Reuters)
O futuro, para a Europa, concentra-se nos carros elétricos. De acordo com o diretor da consultoria Megadealer Auto Management, José Rinaldo Caporal Filho, as últimas edições dos salões de Paris e de Frankfurt já tinham sido na linha ecológica da baixa emissão de poluentes e economia de combustível. Mas agora modelos elétricos “reais”, que irão para as ruas, são foco.
O que antes era só protótipo, hoje é realidade sem volta. Atualmente, já faz muito mais sentido carro elétrico na Europa do que nos Estados Unidos"
José Rinaldo Caporal Filho, consultor
“O que antes era só protótipo, hoje é realidade sem volta. Atualmente, já faz muito mais sentido carro elétrico na Europa do que nos Estados Unidos, porque as distâncias são mais curtas e os carros menores, mais leves”, explica Caporal. Por tais características do mercado europeu, além dos elétricos, são esperados muitos modelos compacto e motocicletas.
Destaques das alemãs
A Audi e sua proprietária, a Volkswagen, terão, cada uma, um pavilhão inteiro em Frankfurt. BMW e Mercedes-Benz trarão muitas novidades, para reforçar o posicionamento no mercado de luxo. Diversos lançamentos das três marcas premium já estão confirmados para o Brasil.
audi estande salão de frankfurt (Foto: Divulgação)Estande da Audi terá pista de testes (Foto: Divulgação)
Paulo Sergio Kakinoff, presidente da Audi no Brasil, diz que marca vai comemorar no salão o recorde em vendas em 101 anos de história. “É a primeira vez que a Audi construirá um pavilhão. Isso é muito importante para a gente”, afirma. “Vamos trabalhar desde a área da conectividade, com sistemas que auxiliam na condução, até os modelos com tração 100% elétrica, que serão lançado em breve.”
Segundo o executivo, os principais destaques serão o conceito A2, que é elétrico, o lançamento do A8 e da nova linha “S” — S6 Limousine, S6 Avant, S7 e S8. Também estarão expostos o novo A5 Coupé, o A5 Cabriolet, o S5 Coupé, o S4, o i A8 W12, o Q3, o RS3 e o TTR S -todos previstos para chegar ao mercado brasileiro, de acordo com a marca.
A Mercedes virá ao salão com as novas classe B, M, SLS AMG Roadster, SLK 55 AMG e C63 AMG Coupé Black Series, que também serão vendidas no Brasil. Como destaque tecnológico, o diretor de vendas e pós-vendas da montadora do país, Dimitris Psillakis, ressalta o carro-conceito F 125! "Ele foi nomeado dessa forma em homenagem aos 125 anos da invenção do automóvel por Karl Benz e Gotlieb Daimler. O veículo inovador mostrará como um veículo de luxo também poderá estar livre de emissões no futuro."
A marca Smart fará a estreia da bicicleta elétrica E-Bike, criada para aqueles que gostam de uma ajudinha na subida ou que ainda não têm idade para tirar a habilitação de motocicleta ou carro.
bmw i8 concept (Foto: Divulgação)BMW i8 Concept é um dos destaques da montadora alemã no salão (Foto: Divulgação)
A BMW traz a versão final do M5 Concept. O destaque do modelo será o novo motor V8 bi-turbo, uma evolução do V8 4.4 bi-turbo com 555 cavalos de potência e 69,3 kgfm de torque máximo. O consumo de combustível e os níveis de emissões foram reduzidos em 25% na comparação com o motor que equipa a quarta geração do modelo. Entre as novidades da marca previstas para o mercado brasileiro estão o i3 e i8, que chegam em 2014, o novo Série 5 (para 2012) e o novo Série 1. Já a Mini apresentará o Mini Coupé, previsto para estrear no Brasil entre outubro e novembro deste ano.
Completando o elenco de alemãs, a Volkswagen terá como foco a nova geração do Beetle, que já foi lançada na Europa e está prevista para chegar ao mercado brasileiro entre 2012 e 2013. No entanto, o principal destaque será o lançamento do compacto Up!, a evolução do modelo Lupo. Como o G1 adiantou em julho, ele será a base do modelo de cerca de R$ 23 mil que já roda em testes no Brasil. O carro — que tem como promessa ser um Tata Nano no país — deverá estrear em 2014.
Novata
A sueca Saab não estará no salão devido aos problemas financeiros que enfrenta. Por outro lado, o evento vai ser palco do lançamento de uma nova montadora: a britânica Eterniti Motors. Ela estreia com o protótipo Hemera. Descrito como "o primeiro Super-SUV do mundo", o veículo vem com a promessa de ter uma cabine como as das limusines, com assentos reclináveis, espaço para iPADs e minibar. Com tração 4x4, ele terá motor de 620 cavalos de potência e velocidade máxima de 289 km/h. A produção começa no ano que vem.

Fonte: G1
Disponível no(a)http://g1.globo.com/carros

Nenhum comentário: