17 de set. de 2011

Livro dos recordes: F-250 Super Duty alcança duas marcas mundiais de velocidade, em área deserta


Vai para o Guinness Book o registro da velocidade de 293 km/h alcançada pela picape Ford F-250 Super Duty 2011, preparada pela Hajek Motorsports na Bonneville Salt Flats, uma área deserta no estado de Utah (EUA), onde se realizam testes deste tipo. Na verdade, foram duas as marcas que superaram o registro anterior, pois a picape equipada com o novo motor V8 Power Stroke de 6.7 litros atingiu 293 km/h, quando movida a diesel B20 (com 20% de biodiesel à base de soja) e 275 km/h com diesel comum.
A marca anterior, de uma GM Duramax, era de 268,5 km/h. E na categoria biodiesel, era de 210 km/h.
“A competição faz parte do DNA da Ford e, para nós, é natural construir um veículo de corrida que demonstra a sua liderança no mercado de picapes a diesel e biodiesel”, disse Brent Hajek, dono da Hajek Motorsports.
A maior parte dos recursos utilizados para aumentar a velocidade de produção normal da F-250 pela Hajek Motorsports é composta por peças de produção.
A equipe da Hajek Motorsports contou com a ajuda do pessoal de engenharia da Ford para fazer as mudanças no modelo original, o que basicamente se resumiu a alterações em componentes periféricos do motor, como bomba de combustível de alta pressão, injetores e turbo para aumentar o fluxo de combustível e taxa de compressão.

Segundo Paul Niessen, engenheiro de Powertrain (motor e transmissão) da Ford, a engenharia básica do motor fornece uma fundação sólida para o trabalho. Ele também comentou que, “com apenas algumas mudanças, aumentamos a potência do motor em mais de 50%”.
O Power Stroke V8 6.7 turbodiesel conta com 400 cv e torque de 111 kgfm. O motor tem sistema de exaustão de arquitetura interna, bloco compacto de ferro-grafite, cabeçote de alumínio, turbo sequencial, sistema de combustível common-rail de alta pressão (29.000 psi) e compatibilidade com biodiesel B20. Qualquer Power Stroke 6.7 turbodiesel está habilitado para operar com uma mistura de até 20% de biodiesel.

Fonte: ford.jalopnik
Disponível no(a)http://ford.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: