8 de set. de 2011

Jaguar mostra novo C-X16

 Fotos: Divulgação
Jaguar mostra novo C-X16
Esportivo anunciado como o sucessor do mítico E-type tem belas linhas reveladas
da Automotor/Portugal

A Jaguar também já apresentou sua maior novidade para o Salão de Frankfurt, o C-X16, que a marca anuncia como a “visão do esportivo Jaguar do século 21”. O protótipo antecipa a linha de design que será adotada nos próximos modelos da marca.
O C-X16 utiliza um motor dianteiro e tração traseira, fórmula aplicada ao longo de décadas, acrescentando-lhe um sistema híbrido que usa um protótipo de motor 3.0 V6 Supercharged criado em liga leve, com 380 cv de potência e 46 kgfm de torque máximo. A ele junta-se um motor elétrico de 95 cv e 24 kgfm, disponíveis ao apertar de um botão “boost” no volante (durante 10 segundos), cuja atuação se baseia no sistema KERS utilizado na Fórmula 1. este motor elétrico permite ao C-X16 rodar em modo 100% elétrico até aos 80 km/h, conforme as condições de aceleração. A este conjunto agrega-se uma caixa automática de oito velocidades, permitindo ao C-X16 levar apenas 4,4s nos 0-100 km/h e 300 km/h de velocidade máxima, e a um consumo médio de 14,4 km/l e 165 g/km de emissões de CO2.

A carroceria do modelo é marcada pelas linhas fluidas que se estendem do capô ao teto e a seção traseira, os vincos nos guarda lamas dianteiros e os ombros que envolvem a traseira. O C-X16 utiliza também as novas assinaturas de design Jaguar, tal como a grade trapezoidal arredondada, inspirada no protótipo C-X75. As lanternas traseiras incorporam também o tema definido pelo C-X75, aumentando os flancos para realçar a imponente traseira. Merece nota também o acesso ao porta-malas, o portão traseiro não se abre na vertical, mas para o lado, como em alguns utilitários. As maçanetas estão integrados na carroçaria e são acionadas por motores elétricos ligados a sensores de proximidade. As rodas em liga leve de 21 polegadas com inserções em fibra de carbono completam o conjunto.

No interior, a alavanca do câmbio assemelha-se a um joystick e os interruptores evocam os Jaguar clássicos de competição. Para manter o topo do painel simples foi criado um sistema inteligente de ventilação, com uma grade de ventilação dupla inspirada nas entradas de ar do caça Typhoon que se eleva acima do painel para proporcionar uma brisa intensa de ar quente ou frio, recolhendo quando for atingido o nível desejado. O painel de instrumentos é em TFT. A tela central é sensível ao toque e possui um funcionamento inspirado nos smartphones e tablets.

Fonte: motordream
Disponível no(a)http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: