22 de set. de 2011

De volta a Cingapura, Massa ainda sofre com farsa de Nelsinho e Renault


Massa perdeu título em 2008 por um ponto; GP de Cingapura, manipulado por Nelsinho, foi decisivo. Foto: Reuters
Massa perdeu título em 2008 por um ponto; GP de Cingapura, manipulado por Nelsinho, foi decisivo
Foto: Reuters

A perda do título mundial em 2008 segue sendo uma ferida aberta para Felipe Massa. O retorno a Cingapura, palco da 14ª etapa da Fórmula 1 de 2011 neste fim de semana, faz o brasileiro se lembrar da polêmica corrida no país asiático cujo resultado foi manipulado por Nelsinho Piquet e pela Renault três anos atrás.

No Grande Prêmio de Cingapura de 2008, Nelsinho bateu sua Renault propositalmente contra o muro na reta principal do circuito na 14ª volta para provocar a entrada de um safety car e ajudar seu companheiro, o espanhol Fernando Alonso, que havia acabado de parar nos boxes. A manobra foi combinada com o italiano Flavio Briatore, então chefe da equipe francesa.
Bendita para Alonso, a batida de Nelsinho colocou o título de Massa a perder. Isso porque o experiente piloto, 30 anos, que havia marcado a pole position e liderava a corrida, viu-se obrigado a adiantar sua parada nos boxes. No pit lane, um erro do "pirulito eletrônico" da Ferrari liberou a partida do paulista quando a mangueira de reabastecimento estava engatada no carro.
Massa ainda conseguiria terminar a prova, mas na modesta 13ª posição. Ao final, perderia o título para o inglês Lewis Hamilton mesmo vencendo a corrida final, no Brasil, por um ponto de diferença.
Convidado pelo diário espanhol Marca a falar sobre o episódio, o brasileiro afirmou que "passado é passado" e que já havia respondido "45 mil vezes" a mesma pergunta. Meio a contragosto, admitiu que ainda não se esqueceu dos preciosos pontos perdidos em Cingapura.
O veículo também comentou o assunto com Alonso, que negou já ter tratado do tema alguma vez com Massa. O ex-piloto da Renault minimizou a história, ressaltando que "quando falta um ponto para ganhar o Mundial você se recorda de todas essas coisas" e que em 2008 "Felipe perdeu pontos por outros motivos" também. Ele citou como exemplo o GP da Hungria, em que o ferrarista ocupava a ponta e viu o motor de seu veículo explodir faltando apenas três voltas para a bandeirada.
O brasileiro também comentou sobre a prova em Hungaroring, mas descartou a comparação proposta pelo bicampeão mundial, lembrando que em Cingapura houve "um erro nos boxes derivado de um carro de segurança inexistente".


Fonte: Terra
Disponível no(a): http://esportes.terra.com.br/

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