23 de set. de 2011

Cara a cara com o Mustang mais famoso do cinema


O sábado amanheceu ensolarado em São Paulo. A manhã perfeita para alguns momentos especiais. Afinal, iria me encontrar com uma estrela de cinema, do tipo que já foi bajulada por todos os homens e saiu em dezenas de capas de revista.

Brincadeiras à parte, Eleanor está no inconsciente automotivo coletivo, como um objeto de desejo e admiração. Basta digitar seu nome no Google, Yahoo ou Youtube para que uma infinidade de resultados apareça. Por isso não pensei duas vezes quando o pessoal do V8 & Clássicos me enviou o e-mail falando sobre a máquina.

A saga da estrela do filme 60 Segundos começou em 1974. Na primeira versão a lista de carros com nomes femininos trazia como último serviço aquele que se tornaria o mais difícil. Na época, a máquina foi representada por um Mustang Mach 1 1971. Essa produção ficou famosa por destruir nada menos do que 93 carros em 34 minutos de perseguição.
O remake feito em 2000, que conta com Nicolas Cage e a
gostosíssima
bela Angelina Jolie no elenco, faz uma abordagem diferente da história, mas acabou por criar um ícone das telonas. No filme, o ladrão de carros aposentado Randal “Memphis” Raines tem a tarefa de salvar a pele do irmão mais novo. Para isso, precisa roubar uma lista de cinqüenta máquinas em uma noite.

Os produtores queriam que Eleanor fosse a última, e que tivesse um tempero especial. Não era um Mustang comum, mas sim um Shelby GT 500 modificado pelo famoso customizador americano Chip Foose. Nos EUA ocorreu uma febre de recriações e dezenas – talvez centenas – de fastbacks receberam a customização, inclusive com variação de cores.

No Brasil, o primeiro a montar algo do tipo foi Fernando Baptista, da Batistinha Garage, responsável também por mais duas unidades. Recentemente, procurando material de pesquisa, achei uma quarta em Curitiba, que parece bem montada.
O carro da matéria, por outro lado, tem uma história diferente. A V8 & Clássicos trabalha com aluguel para festas e encomendou um kit de carroceria nos Estados Unidos para ser montado aqui. O carro recebeu um veneno leve no motor 302 V8, com carburador quadrijet, comando mais bravo e a entrega de aproximadamente 300 cv, além da caixa de câmbio manual de cinco velocidades.

Dirigindo, a primeira impressão – claro – é a de um Mustang comum. Mas Eleanor tem ainda mais presença. Ela chama a atenção e atrai muitos olhares, mesmo onze anos depois do filme original. Na verdade confesso que foi difícil devolvê-la ao dono após míseros sessenta minutos. Imagino então após 24 horas…
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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