2 de set. de 2011

BMW cria turbina a gás e iluminação a laser que economizam combustível

Fotos: Divulgação
BMW cria turbina a gás e iluminação a laser que economizam combustível
A marca alemã investe pesado em novas tecnologias que possibilitarão a redução do consumo de combustível e da emissão de gases poluentes


A alemã BMW leva a sério o objetivo de ser pioneira na introdução de novas tecnologias para a indústria automobilística. Agora, a marca trabalha em um gerador termoelétrico que irá reaproveitar a energia perdida em forma de calor nos motores a combustão. De acordo com os estudos da marca bávara, até 60% da energia gerada por um motor a combustão são perdidos em forma de calor. Os engenheiros da divisão EfficientDynamics querem capturar essa energia e convertê-la em energia elétrica.
Se conseguirem reaproveitar esta parcela desperdiçada, a energia armazenada poderá ser utilizada no funcionamento de diversos sistemas do automóvel, colocando menos pressão sobre o motor a combustão e, consequentemente, reduzindo o consumo de combustível e o nível de emissão de gases poluentes.

Outra tecnologia que está sendo estudada pela marca é o Turbosteamer, que é um gerador a gás capaz de utilizar o calor do escapamento para criar vapor, que acionará uma turbina a gás, que gera energia elétrica a partir do calor recuperado. O Turbosteamer deverá ser produzido em até 10 anos e irá reduzir o consumo de combustível em cerca de 10%.

E as novidades da marca bávara não param por aí. A BMW também trabalha no desenvolvimento da luz laser para automóveis. O intuito é criar lâmpadas que também contribuam para a economia de combustível. A iluminação a laser ainda tem a vantagem de ser mil vezes mais intensa que os leds convencionais – eficácia maior que necessita de metade da energia consumida para o funcionamento dos faróis de leds.

A tecnologia de iluminação a laser está sendo testada pelo departamento de engenharia da sub-marca i, que tem como foco o desenvolvimento de veículos sustentáveis, e deve ser empregada no protótipo esportivo i8. De acordo com a BMW, a luz a laser não será prejudicial aos olhos e também irá contribuir para reduzir o espaço ocupado pelos faróis na carroceria – possibilitando, assim, o deslocamento dos conjuntos ópticos para regiões da carroceria ainda não exploradas pela indústria atual.


Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: