12 de ago. de 2011

Teste: Jaguar XKR-S é uma fera de pele macia

Fotos: Divulgação
Teste: Jaguar XKR-S é uma fera de pele macia

Jaguar mostra com versão mais forte do XK que não esqueceu como se faz um superesportivo
por Rodrigo Machado
Auto Press
A Jaguar já não é mais aquela. Embora a marca britânica continue a produzir seus tradicionais modelos altamente luxuosos e sóbrios, nos últimos tempos tem explicitado uma ligeira mudança de estratégia. E o XKR-S é resultado disso.
Ele é o veículo em série mais potente e mais veloz de toda a história da Jaguar ­ sem contar o XJ220 da década de 90, que um modelo com produção limitada e feito artesanalmente. A versão superesportiva do cupê foi apresentada no Salão de Genebra, em março, e agora mostrou na prática a capacidade da fabricante em aliar velocidade e conforto em um mesmo carro.
Em um modelo voltado primariamente para o desempenho, é preciso dar grande importância para o motor. A Jaguar, então, pegou o seu V8 5.0 Supercharged e adicionou um pouco mais de “pimenta”. Ele agora desenvolve 550 cv e 69,3 kgfm de torque ­ disponível já a 2.500 rotações. Na prática, significa que o XKR-S alcança os 100 km/h em 4,2 segundos e tem como velocidade máxima a emblemática marca dos 300 km/h.
A fabricante britânica ainda garante que esse também é o seu modelo mais ágil, graças à estrutura em alumínio, que permite que o cupê seja leve e tenha excelente rigidez torcional. A suspensão também foi retrabalhada. A dianteira, do tipo triângulos sobrepostos, ganhou novo componentes em alumínio e molas mais rígidas, enquanto que a traseira ­ para onde a força do propulsor é jogada ­ ficou 32% mais dura. O software que comanda o controle de tração foi refeito para poder enviar o máximo de potência possível para as rodas. Para melhorar ainda mais a aderência, novas rodas de 20 polegadas foram usadas com pneus mais largos. De acordo com a Jaguar, mesmo com o acerto mais duro da suspensão,  o conforto e o refinamento não foi prejudicado. A direção ficou mais direta e mais precisa.
Mas todo supercarro também precisa conquistar também pelo lado de fora. A Jaguar não chegou a mudar o belo visual que o cupê XK já ostentava, mas o deixou nitidamente mais “nervoso”. Na frente, o para-choque ficou bem mais pronunciado e ganhou novas entradas de ar. O perfil exibe o mesmo visual, com saias bojudas. Pela primeira vez o XK tem um aerofólio na traseira. Segundo a marca, todas essas mudanças foram feitas para melhorar a performance do carro. Graças a todos os novos equipamentos aerodinâmicos, o modelo tem um downforce 26% maior do que o XKR. “A física demandou que mudássemos o carro por fora para alcançar os 300 km/h. Se você não gosta do desenho desse carro, provavelmente também não vai gostar do jeito que ele anda”, provoca Iam Callum, diretor de design da Jaguar.
Primeiras impressões

Muitas emoções
por Luís Guilherme da Automotor/Portugal
exclusivo para Auto Press
Faro/Portugal - ­ É impossível não parar para olhar para este felino por vários ângulos antes mesmo de sentar no lugar do motorista. Ainda mais nesta exuberante cor azul chamada de French Racing Blue. O lugar escolhido para o test-drive foi um estrada sinuosa na serra e lá o Jaguar XKR-S mostrou a que veio. De cara, não são os 40 cv extras que o V8 oferece em relação ao XKR que impressionam. O que é realmente notável é o trabalho efetuado pelos engenheiros da marca na suspensão do cupê. Dá para afirmar que é um dos modelos mais eficazes e confortáveis que existem atualmente. Chama a atenção a maneira com que as irregularidades do piso são absorvidas sem que o comportamento nas curvas seja posto em xeque.
Em relação ao XKR, o XKR-S ganhou novos eixo dianteiro e amortecedores, molas mais firmes e redução da altura ao solo. O resultado é uma enorme precisão no controle dos movimentos do volante e muita adrenalina ao volante. O motor também passa ótima impressão. O torque máximo de 69,3 kgfm disponível desde as 2.500 rotações o torna um poço de força e com uma sonoridade viciante.
Com isso, o XKR-S voa como um foguete pela serra e o seu som não deixa ninguém desatento à sua passagem. O controle de estabilidade tem um modo intermediário, para quem quer se divertir, mas manter a parafernália eletrônica ligada, como proteção. Bem calibrado, o sistema cumpre bem o seu papel. Caso o motorista queira, ainda dá para desligar completamente o ESP, mas é bom não esquecer que existem 550 cv às ordens do pé direito.
Quando o carro sai de traseira, entra em ação o diferencial ativo que bloqueia o eixo traseiro e bota a tração apenas na roda em que estiver com mais aderência ao solo. Dessa maneira, o resultado é que o XKR-S permite derrapadas controladas, pronunciadas e que elevam a diversão na direção para um novo patamar.
É bom salientar que todas essas grandes emoções são vividas em um habitáculo requintado, mas muito esportivo, graças aos bancos de couro com efeitos de fibra de carbono e costuras salientes. Em uma frase, esse é um dos carros mais possantes e o mais marcantes que a Jaguar já fez na sua história.






Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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