25 de ago. de 2011

Sobre o solo sagrado de Bonneville



Quando eu morrer, cremem meu corpo. Das cinzas, dêem um punhado a cada um dos meus verdadeiros amigos com a seguinte orientação: comprem duas garrafas de Jack Daniels e misturem as cinzas à uma dose. Despejem em seus tanques de combustível. Com que sobrar do pó, lancem sobre o solo sagrado de Bonneville. Com o que sobrar do wiskey, sentem-se sobre o sal e bebam contando as grandes besteiras que já fiz e sorriam.

Chorar é para os fracos e para aqueles que não aproveitaram suas vidas. Sim amigos, este é o meu único desejo póstumo. Se a felicidade de um homem consiste em plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro, posso considerar-me ligeiramente feliz, pois já cumpri meus afazeres e esta lista serve apenas a homens “comuns”. A minha felicidade estará completa ao conhecer Bonneville Salt Flats.
Recomendo a leitura ao som de um bom Rock’n Roll clássico para ambientação.
Hot rods, roadsters, belly tankers, lakesters, motocicletas, streamliners… a semana compreendida entre os dias 14 e 20 de Agosto de 2011 foi dedicada a eles. Haviam carros de todos os tipos, marcas, modelos, motores e acabamentos (alguns até sem eles). Organizada pela SCTA – Southern California Timing Association, a Speed Week é a primeira das três provas de velocidade que acontecem no deserto de sal com o consentimento da IBN – Inc. Bonneville Nationals. O local não poderia ser mais apropriado: um lago seco de sal com cerca de 410km² de área a perder de vista, lá onde o céu toca a planice inóspita, estéril e branca.
Em 2010 uma das mais belas homenagens ao solo sagrado foi feito por Josh Clason. Ao meu ver, uma das mais belas amostras de toda a aura que o local transparece. Peço então que dedique meros 3:31min de seu tempo, esvazie sua mente e contemple:

Até o ano de 2009 existia uma singela lista dos carros que chegavam às 200 mph (os 200 MPH Club), mas Don Ferguson Jr. estabeleceu um novo paradigma a partir daquele ano ultrapassando a barreira das 300 mph (papo de 482,8km/h), criando outro grupo: o Chapter 3 Club.
Neste ano, sete carros ultrapassaram a barreira das 300 mph. A melhor passagem foi registrada no dia 18 de agosto, marcando 324,961 mph pelo carro #420 da equipe Got Salt Racing, pilotado por Frank Silva.
No final das contas, os números frios traduzem os salgados do mês:
Dia Número
Nome da Equipe
Motor* Carroceria Old Rec New Rec Piloto
14 943
The Hard Way
XXO BFMR 0.000 202.129 Vince Norton (2)
14 8881B
Paul Thede Lighting Motors
OMEGA APS-O 176.434 206.079 Paul Thede (2)
15 494
Aardema – Braun – Goetz
V4 GS 203.057 214.189 Scott Goetz (2)
15 1429
Hot Rod Hoodlums
E GRMR 0.000 228.773 Tom Teske (2)
15 1768
Black Salt Racing
C BFMS 237.871 305.596 Keith Copeland (3)
15 4442
Kix-Henderson Racing
C M/MP 210.473 213.300 Dave Kixmiller (2)
15 6969
Paul Ogden
AA BGC 222.788 241.592 Garrett Bateman (2)
16 282
Blowfish
B BFCC 299.891 307.399 Danny Burrow (3)
16 428
Emmons Special
C BFRMR 289.766 316.002 Chauvin M. Emmons (3)
16 895
RPM Racing
G BGC
188.156
200.761
John Hanson (2)
17 146
Mariani Farms
E GS 276.475 307.687 Dennis Mariani (3)
17 663
Fabio Montani
E FS 287.826 300.357 Fabio Montani (3)
17 3974B Boultwood Tudor Womack Sandin 1350cc M-BF 212.241 214.092 Dave Boultwood (2)
17 4442
Kix-Henderson Racing
C M/MP 213.300 216.290 Kris-Henderson (2)
17 7717
Seth Hammond
B FL 298.156 306.247 Ray Oberst (3)
18 420
Got Salt Racing
AA BGL 315.766 324.961 Frank Silva (3)
18 919
Brant – Wright – Speranza
J FS 213.841 219.884 John Wright (2)
18 2590
Spd Exhaust.com
E GR 202.930 204.644 Kevin Banks (2)
19 461
Skoda UK
G PS 216.598 227.080 Richard Meaden (2)
19 689
Bob Merickle
C GCC 260.691 261.929 Bob Merickle (2)
19 1000
Bockscar
H BFL 222.110 233.119 Corey Goodson (2)
19 6142
Original Fast Guys II
C GL 275.674 276.786 Ed Shadle (2)
* confira aqui as categorias de motores
Num deserto de sal regado de hot rods, registros tornam-se verdadeiros wallpapers:



Fotos: Pedro Von Petrol, Chuck Glass, Chance Hales


Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: