14 de ago. de 2011

Ratatouille - Um rato francês de track days



Se eu disse a palavra Ratatouille, o que vocês vão pensar?  Tenho certeza que muitos associarão ao desenho animado da Pixar, ou mesmo ao prato tipicamente francês que leva essencialmente legumes. Mas aqueles que acompanham os track days do sul do país vão entender o trocadilho no apelido desse carro.

Quando comprou  o carro em agosto de 2008, Gabriel Ramos já tinha sérios planos para aquele Renault Clio 1.6 16v Dynamique 2004/2005. “Turbinei no final deste mesmo ano e legalizei. Era um turbo básico com 0,7bar de pressão, rodando no álcool e nada mais. O carro ficou perfeito, daí em diante fui fazendo os upgrades.” – diz ele.
Depois de planejamento e aquisição de peças, vários componentes de qualidade e acerto fino garantem muita diversão nos track days e passeios. A turbina Master Power com caixa fria de 42mm e caixa quente de 65mm trabalhando com pressão variável de 1,0 a 1,4bar, tornou o pequeno francês mais esperto a partir das médias rotações.
Como o coletor de admissão original (de plástico) não daria conta da pressão extra causado pela turbina, foi substituido por um coletor em alumínio que recebe o ar bem frio vindo de um intercooler frontal da SPA por meio de uma pressurização de 2″ até a turbina e escape de 2,5″ até o final. Para reforçar o conjunto e reduzir o risco de quebras, as bielas forjadas da TFC Engineering foram montadas junto com  pistões Iapel e garantem a integridade e saúde do motor mesmo em aceleradas mais severas. O cabeçote não sofreu modificações.

A alimentação é garantida por três bombas de combustível – uma Bosh Flex interna e duas externas, as clássicas de Gol GTI – que jorram álcool para os oito bicos instalados em duas bancadas. A ignição conta com velas NGK Iridium e todo o sistema é controlado por um módulo Fuel Tech RacePro 1Fi em conjunto com um Fire 4S.
O câmbio agora é um JC5 da própria Renault que equipa originalmente a Scenic e o Megane 2.0 16v. Este câmbio mostrou-se adequado à nova configuração  A suspensão conta com molas Eibach instaladas em amortecedores dianteiros da paulistana Fênix de dupla ação e regulagem de cambagem. As buchas das bandeijas, bieletas e da barra estabilizadora agora são em poliuretano (PU). Os discos de freio agora são slotados da Fremax e garantem uma boa frenagem. Nas ruas, o jogo de rodas é o original montado em pneus Hankook de medidas 195/50-15″, mas para as pistas o ratinho francês calça rodas Scorro montadas em pneus slick.

Internamente, uma wide band da FuelTech mostra a quantas anda a mistura ar/combustível, enquanto um manômetro de pressão do turbo instalado no local do computador de bordo cumpre sua função. Tudo é monitorado pelo motorista confortavelmente instalado em um assento Sparco R100 – apenas para ele, afinal passageiros precisam do conforto dos bancos de couro originais.

A potência ultrapassa os 300cv, mas Gabriel não arrisca chutar mais que isso. Assim como na gastronomia, algumas peças ainda precisam ser instaladas (uma pitadinha aqui, outra acolá) para equalizar completamente e fornecer o torque e potência necessários para uma degustação completa com todo o sabor.
Por outro lado, o chef já pensa em capitalizar sua receita e vender o Clio, pois o projeto agora é outro e o espaço na garagem ficou pequeno demais. Interessou? Entre em contato com ele por email: gabrielframos@gmail.com.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

Nenhum comentário: