12 de ago. de 2011

Quem além dos franceses cruzaria o Saara em jipes baseados no Citroën 2CV?



Um 2CV com dois cilindros e 600 cilindradas com uma carroceria feita com chapas rebitadas e batizado de Baby-Brousse é menos ridículo do que parece. Deixando para trás suas origens humildes de carro popular, estes pequenos Citroëns partiram em 1973 de Paris em direção a Abidjan, na costa do Golfo da Guiné, para causar inveja em todos os futuros participantes do Paris-Dakar.


É preciso muita imaginação para ver no Citroën 2CV um veículo capaz de cruzar o território mais inóspito da Terra depois da Antártica.  Não que o Saara não seja um terreno propício para grandes descobertas automotivas. Foi lá que nos anos finais da disputa entre a Líbia e o Chade, entre 1978 e 1987, os soldados do Chade descobriram que picapes Toyota poderiam ser usados para se deslocar rapidamente pelo deserto, e que eram leves o bastante para não acionar as minas antitanque. Assim se popularizou um termo, o technical. A guerra foi batizada com o nome dos nipônicos, e completou-se um círculo de inovação: os líbios, antigos oponentes do Chade, logo aceleraram a evolução dos technicals com o acréscimo de lançadores de foguetes retirados de helicópteros de ataque russos, para tentar derrubar seu governo.
O Baby-Brousse é um “presentinho” para as ex-colônias francesas. Era fabricado em Abidjan, na Costa do Marfim, e também em outras ex-colônias sob diferentes nomes: Dalat, Méhari, Yagán e o Pony também são Baby-Brousses. No total, 31.000 foram fabricados em Abidjan entre 1963 e 1987.

Estas fotos misteriosas, e sem nenhuma informação adicional, mostram uma frota de Baby-Brousses em 1973 em uma viagem entre Paris e Abidjan, chamada de Safari Soleil. Elas mostram camelos. Mostram franceses de bigode com shorts bem curtos e nada mais. Mostram borboletas exóticas mortas na grade frontal. E muita areia.
É tudo o que sabemos sobre o Safari Soleil. Se você usa um SUV 4×4 para comprar pães na esquina e quer se sentir totalmente envergonhado por isso, confira a galeria completa. É divertida. E repleta de areia.

Fonte: jalopnik.com.br
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: