26 de ago. de 2011

Mazda desenvolve nova tecnologia de reciclagem de para-choques

Foto: Divulgação
Mazda desenvolve nova tecnologia de reciclagem de para-choques  
A marca japonesa espera recuperar até 2 toneladas de sucata em um ano

A Mazda apresentou uma tecnologia que irá resultar na reciclagem automática dos para-choques de seus veículos. O programa começa com a fabricação do para-choque traseiro da minivan de oito lugares Biante. A peça tem 10% de material reciclável em sua composição. O intuito da Mazda é tornar a produção automobilística mais sustentável e reduzir as emissões de gases poluentes em todos os estágios de atividades da empresa.
A marca japonesa se transforma na primeira fabricante de automóveis do mundo a reciclar com êxito para-choques de veículos que já chegaram ao fim da vida útil. As peças serão transformadas em matéria-prima para a fabricação de componentes para carros novos. A expectativa da fabricante é recuperar de 1 a 2 toneladas de para-choques velhos no primeiro ano do projeto. Cada tonelada de sucata gera 2.300 novos para-choques traseiros.

A tecnologia tem fácil aplicação e consiste na eliminação do metal e da pintura do para-choque. Os outros componentes passam por tratamento químico para se transformarem em plástico de resina bruto – material pronto para ser utilizado na fabricação de novos para-choques. Antes da tecnologia da Mazda, a reciclagem requeria que os acessórios de metal fossem separados a mão.

Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: