Tração integral será a principal novidade do utilitário esportivo em Frankfurt
do Infomotori/Itália
O Fiat Freemont AWD é a variante de tração integral que chega à gama do utilitário esportivo italiano, primeiro produto da sinergia com o Grupo Chrysler. O Freemont 4x4 será vendido na Europa a partir de outubro, e será oferecido com os motores 2.0 litros Multijet de 170 cv e V6 3.6 litros a gasolina de 280 cv, ambos com transmissão automática de seis velocidades. A tração integral aplicada no modelo é uma técnica sofisticada, que garante o controle do carro, em total segurança, mesmo nas condições mais extremas.
Do tipo “on demand”, o sistema de tração integral do Freemont é equipado com uma unidade de controle eletrônico que detecta, através de sensores, as condições de aderência das quatro rodas e decide quando é necessário transmitir a tração para trás. A possibilidade de intervenção está prevista no caso de superfícies escorregadias (lama, neve, gelo...), para proporcionar maior tração, ou, no caso do asfalto, para fornecer tração adicional e maior segurança na jornada de curva.
O sistema eletrônico modula a transferência de torque por meio do uso acoplado ao controle eletrônico ECC – Electronically Controlled Coupling. O sistema contribui para um bom controle do consumo de combustível, operando apenas sob demanda e minimizando o atrito causado no motor. Entre outras coisas, a articulação do sistema de tração integral controlado eletronicamente é mais flexível e mais preciso do que um sistema Torsen.
Para condições de condução muito passiva, a tração é transmitida somente às rodas dianteiras. O sistema trabalha para otimizar a tração usando algumas estratégias. No controle preventivo, o sistema age sem considerar a patinagem das rodas, verificando apenas a ação do motorista sobre o pedal, de acordo com as condições de condução. Se o motorista está pedindo mais potência, a tração AWD é automaticamente ativada, transferindo um alto percentual de potência para as rodas traseiras. Este evita o deslizamento das rodas dianteiras.
Um segundo modo usa a resposta dos sensores de velocidade da roda para determinar o torque adequado para ser transferido. Quando há deslizamento das rodas dianteiras, a unidade de controle eletrônico começar a transferir poder para as rodas traseiras. Em caso de o veículo estar com as rodas dianteiras sobre o gelo (ou superfícies escorregadias) e as traseiras em terra seca, o sistema envia mais torque para as rodas traseiras para reduzir a derrapagem.
A potência fornecida às rodas traseiras é modulada em caso de perda de tração a uma velocidade constante. Por exemplo, durante uma aquaplanagem em uma poça de água, quando o sistema é capaz de reestruturar o poder enviado para as rodas traseiras, enquanto os valores mais altos não sejam requisitados.
O sistema AWD é usado para otimizar a dinâmica do veículo. O controle eletrônico de tração integral do Fiat Freemont AWD controla o torque para as rodas traseiras para melhorar o desempenho, mesmo entre velocidades de 40 a 105 km/h. Nesta faixa de velocidade, o sistema utiliza o torque para as rodas traseiras em curva e aceleração para torná-lo mais fácil de dirigir, concedendo um tratamento mais neutro.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário