25 de ago. de 2011

Ford usa robô para fazer acabamento de interiores

Foto: Divulgação
Ford usa robô para fazer acabamento de interiores
A engenharia da marca na Alemanha utiliza a máquina para atingir mais precisão e requinte


A Ford europeia está buscando novas soluções para fazer interiores de veículos mais funcionais e convidativos. Os engenheiros do Centro Europeu de Investigação da Ford em Aachen, na Alemanha, estão usando um robô batizado de Unidade Robotizada Sensível ao Tato – ou RUTH, na sigla em inglês – para aperfeiçoar o acabamento final dos modelos da marca norte-americana.
A máquina combina a precisão de um computador com habilidades para perceber a qualidade de materiais e do acabamento por meio do toque. A função do robô é dar mais refinamento ao interior do veículo, testando desde o nível de suavidade da textura e da consistência dos materiais empregados até a eficiência do funcionamento de interruptores, controles e botões.

O RUTH também possui outras funções, como ajudar a desenhar o volante ideal, comparando medições, distâncias e posicionamento com os valores indicados nas pesquisas de interesse do cliente. O robô também testa a intensidade ideal da espuma de enchimento do volante e dos bancos. A invenção está trabalhando no interior dos novos Ford Focus e Fiesta e, de acordo com a marca, consegue atingir até 92% de eficiência no resultado final do acabamento dos modelos.

Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: