21 de ago. de 2011
Dez carros clássicos com nomes de cidades
Os americanos adoram batizar seus carros com nomes de cidades italianas, os italianos por sua vez gostam de batizar seus carros com nomes de cidades americanas. Claro que os carros e cidades não saem apenas desses dois países, e é isso que você confere nesta lista.
Ferrari 360 Modena
Modena é chamada de “a cidade dos motores” devido a sua longa tradição de produzir motores para os fabricantes. A 360 Modena é uma bela e apropriada homenagem, com seus 400 cv extraídos do V8 3.6.
Chevrolet Bel Air
O então topo de linha da Chevrolet, o Bel Air é um carro grande para um lugar com muito dinheiro, hoje em dia forrado de mulheres esqueléticas andando em Bentleys com cachorrinhos ainda menores. Já Bel Air, o lugar, é um bairro de luxo em Los Angeles (ok, não é cidade, mas tomamos a clássica liberdade poética).
Volkswagen Brasília
Tem gente que fala “o Brasília”, por se tratar de um hatchback, e há quem fale “a Brasília” (algo como 99,9% das pessoas) por puro costume. Independente disso, o fato é que ambos foram marcos: a capital brasileira, por ter sido planejada para ocupar o centro do país, e o carro da Volks, uma manifestação bem-sucedida de autonomia da filial brasileira em relação à matriz.
Chevrolet Monza
Dois modelos diferentes da Chevrolet receberam o nome do famoso autódromo italiano (da cidade de mesmo nome). O primeiro foi um carro norte-americano da década de 1970. O segundo é o brasileiro baseado no Opel Ascona (com uma plataforma usada por uma dúzia de modelos diferentes, inclusive o sucessor do Monza norte-americano) que chegou a ser líder de vendas no país na década de 1980.
Volkswagen Parati
Talvez o pessoal na Volks quisesse apenas homenagear a cidade fluminense, mas o resultado foi uma associação de décadas entre o carro e o espírito jovem da praia e das ondas, aproveitada em diversas edições especiais, e que hoje a marca tenta passar (sem tanto sucesso) para a SpaceFox.
Lancia Montecarlo
Somente a Lancia pode construir um carro e lhe dar o nome de Montecarlo, o minúsculo e riquíssimo principado, porque somente pessoas excessivamente ricas podem se dar ao luxo de manter um. E não basta ser uma pessoa rica, você precisa ser um ricaço italiano com bom gosto e paixão por carros.
Maserati Indy
Maserati é um nome mais associado com mulheres que se deram bem na hora de casar e melhor ainda na hora do divórcio. Claro que, durante uma época já remota, eles estiveram no topo do automobilismo. Em comemoração às vitórias seguidas nas 500 milhas de Indianápolis na década de 1930, os italianos construíram este belo e pouco lembrado esportivo com motor V8. Uma comemoração e tanto.
Alfa Romeo Montreal
Um carro que está à altura da beleza de Montreal – o nome soa bonito, e foi a escolha do público quando esse Alfa foi apresentado como protótipo, em 1970. E o V8? Talvez tenha algo a ver com o estado etílico do pessoal canadense.
Dodge Charger Daytona
As areias compactadas da praia de Daytona a transformaram no lugar perfeito para o nascimento da Nascar. Casa do famoso oval, é um lugar para se andar rápido. E o que parece mais rápido que um Dodge Charger Daytona com asas para voar?
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário