Nem todo vendedor de carros tenta te sacanear, mas eles têm essa fama por algum motivo. Muitos tentam te empurrar pacotes mais caros que você não precisa, te levam a pagar mais caro que o valor anunciado e mentem para conseguir o que querem. Você pode engolir tudo isso e pagar mais pelo seu caro, ou você pode combatê-los. Veja como.
Se o vendedor reclamar, ignore-o
Reclamações de vendedores devem entrar por um ouvido e sair pelo outro. Jason, do VeriZongo, destaca que vários argumentos feitos por vendedores são completamente ridículos. Por exemplo, alguns dizem que não conseguem lucrar com o preço que você oferece e que fica difícil trabalhar de graça. Aqui está a resposta sugerida por Jason:Ninguém trabalharia de graça. A loja te paga um piso salarial (ou mais) e mesmo que você dê um desconto algumas vezes você NUNCA trabalha de graça. O que eles omitem é que, não importa como o carro será vendido, sempre há uma taxa mínima que eles receberão de um jeito ou de outro. Por isso nem eu e nem você trabalharíamos de graça. Quando eles usam esse argumento, ofereça-se para chamar o tribunal trabalhista para ajudá-los, já que é um absurdo trabalhar sem ser remunerado! Isso sempre cala qualquer vendedor.Embora seja uma resposta satisfatória, talvez não seja a melhor se o cinismo não trabalhar em seu favor. Apesar disso, o argumento de Jason mostra bem como esta afirmação é ridícula e por que você deve ignorá-la. Se você quiser ser cínico e/ou agressivo, mesmo que isso provavelmente vire-se contra você, vá em frente. Mas sua melhor aposta é saber o que quer e não aceitar nada que não seja isso. Se eles tentarem negociar, mantenha-se firme. Você pode sempre virar as costas e ir embora.
Sua melhor arma é a informação
Não diga a um vendedor, nem a ninguém na loja, qualquer informação que você não precisa dizer a eles. Não deixe que saibam seu crédito, como você vai pagar o carro ou qualquer coisa que eles não precisem saber para te dar um preço. Se você for comprar, quiser um empréstimo ou quiser fazer um leasing, diga isso a eles e negocie um preço como se fosse pagar em dinheiro. Faça com que eles se comprometam com um preço antes de dar mais detalhes. A maioria dos vendedores será resistente, mas eles não querem ferrar a venda. Se você continuar insistindo, não precisará dar nenhuma informação que não precisa.
Controle suas emoções ao cruzar a porta
Gregg Hall, do Free Engineering, diz que, se você evitar expressar emoções e decisões, tudo trabalhará a seu favor:
Nunca deixe que saibam que você gostou de um carro e não aja como se tivesse gostado, também. Não dê a mínima se este é o carro dos seus sonhos e você está há meses atrás de um. Não deixe que saibam isso. Isto é outra coisa que os vendedores não aguentam, a total indiferença do cliente.
Você não quer entrar na loja desprovido de qualquer sentimento, é claro, mas entender que há centenas de carros em outros lugares é importante. Você não precisa do carro que eles estão vendendo. Há muitos outros bons carros a bons preços que você pode comprar. Se o negócio naquele carro que você adora não der certo, você vai sobreviver. Uma verdadeira expressão de indiferença ajuda a prevenir qualquer manipulação.
Não arrume encrenca
Embora estes conselhos malvados certamente façam com que eu não pareça uma pessoa muito legal, foi o modo que encontrei. Valorizo muito a honestidade e a confiança e tenho uma aparência jovem, por isso é comum tentarem tirar vantagem de mim. Ainda assim, quase sempre dou às pessoas o benefício da dúvida, porque acredito que precisamos disso, do contrário ninguém acreditaria em ninguém. Digo isso porque os vendedores de carros são pessoas e eles não merecem ser tratados como lixo. Se eles quebrarem a sua confiança ou tentarem levar vantagem em cima de você, não deixe barato. Por outro lado, você vai se dar mal se esperar o pior de uma pessoa boa e honesta.Tem alguma boa sugestão para negociar com os vendedores manipuladores das lojas? Fique a vontade para postar nos comentários.
Fonte: jalopnik.com.br
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário