16 de jun. de 2011

Teste: Citroën DS4 na mira do Brasil


Teste: Citroën DS4 na mira do Brasil

Recém-lançado na Europa, modelo pode desembarcar por aqui já em 2012
por Marcelo Cosentino
Auto Press

      Aos poucos, o Citroën DS4 começa a ganhar o mundo. Na Europa, já estreou na Itália e na França. E chega ainda em junho a Portugal. Para o Brasil, a Citroën estuda trazer no primeiro semestre de 2012 toda a linha DS. Ou seja, além do DS4, o DS3 e o DS5 também devem vir. O DS4 é um crossover que mistura as principais características dos cupês, wagons e utilitários.
O objetivo é criar um carro ousado esteticamente e com uma boa oferta de espaço interno. E, de quebra, transmitir ao consumidor sofisticação e elegância. O próprio nome do modelo é uma referência ao lindo modelo DS, que nas décadas de 50 e 60 ficou conhecido pela inovação e beleza e, por anos, foi o carro dos presidentes franceses.
As linhas fluidas e as saliências musculosas valorizam o maior destaque do DS4, que é o visual. Prova disso é que o modelo foi eleito o "Carro mais bonito do ano" durante o 26º Festival Internacional do Automóvel, que aconteceu em Paris, na França, no começo do ano. Na ocasião, cerca de 60 mil eleitores de 62 países votaram no modelo pela internet e o prêmio foi entregue a Frédéric Banzet, diretor da Citroën. A dianteira do DS4 tem um visual bem arrojado. Lá estão capô com vincos paralelos bem marcantes, faróis horizontalizados e para-choque musculoso. A moldura dos faróis de neblina trazem luzes em led e a grade dianteira segue a identidade visual da marca. Na lateral chamam a atenção as caixas de rodas protuberantes e os diversos vincos espalhados pela carroceria. Já a traseira conta com vidros diminutos e para-choque bojudo. As lanternas, com formato irregular, invadem a tampa do porta-malas.
Apesar da proposta visual do DS4, o desempenho não foi deixado de lado. O modelo pode ser empurrado por três diferentes motorizações. São duas a diesel: o 1.6 HDi de 110 cv e o 2.0 HDi de 160 cv. A gasolina, o motor 1.6 16V nas versões VTi, sem turbo, de 120 cv, e THP de 155 cv e 200 cv, desenvolvidos com a BMW. A caixa de marchas pode ser manual ou automática sempre de seis velocidades. Há ainda uma versão "verde" e-HDi. Esta está disponível como motor HDi de 110 cv e conta com o sistema stop/start e freios regenerativos. O objetivo é uma maior economia de combustível.
      O Citroën DS4 é montado sobre a plataforma da nova geração do C4 – na evolução do C4 feito na Argentina –, entretanto oferece mais luxo e é maior. São 4,27 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,55 m de altura, 2,61 m de entre-eixos e um porta-malas para 370 litros. No interior há detalhes semelhantes aos da nova geração do C4 hatch. O carro traz revestimento de couro, que cobre desde os bancos até a parte superior do painel.
      A lista de equipamentos de segurança do DS4 inclui controle de tração e de estabilidade e seis airbags. Fora isso, o carro francês traz ar-condicionado de três zonas, direção hidráulica, sistema de som e navegação, bancos dianteiros com regulagem elétrica, faróis direcionais, entre outros. Seu preço na Europa varia de 20,1 mil euros a 28,7 mil euros, o equivalente a R$ 46,5 mil e R$ 66,5 mil, de acordo com a motorização. Caso desembarque no Brasil, o valor deve beirar os R$ 100 mil em função de seu apelo luxuoso e, claro, dos impostos.


Primeiras Impressões
Na estrada com estilo
por Carlo Valente
Infomotori/Itália
exclusivo para Auto Press

       
Barcelona/Espanha – Um primeiro olhar para o DS4 e fica a dúvida. Seria o modelo um cupê, SUV ou um sedã? A resposta é nenhum, ou melhor, todos os três. A prova disso é que a Citroën coloca o DS4 como rival de modelos variados, como o Alfa Romeo Giulietta, o Nissan Qashqai e o Volkswagen Scirocco. De uma maneira geral, o DS4 é um crossover de quatro portas versátil que atende a várias necessidades.
      O interior é típico da Citroën, com assentos estofados em couro e com acabamento superior. Os instrumentos são de fácil visualização e cercados por frisos cromados. O volante tem boa pegada, mas o excesso de botões e comandos incomoda. É necessário algum tempo até se familiarizar com todas as funções. Outras soluções do DS4 são práticas e facilitam a vida a bordo. Entre elas estão o porta-luvas iluminado, amplos porta-trecos nas portas dianteiras e bandeja sob o assento do passageiro dianteiro. O porta-malas comporta 370 litros, o suficiente para um compacto desse porte. A dirigibilidade do DS4 é indiscutível, como é tradição da casa francesa.

 O motor 1.6 THP de 200 cv oferece a mais alta performance com a máxima eficiência. São 200 cv e 28 kgfm de torque e as emissões estão na casa das 149 g de CO2. Em conjunto com o motor está uma transmissão manual de seis velocidades. Já a suspensão do DS4 foi projetada para absorver irregularidades na estrada e aumentar a agilidade do carro em velocidades mais altas. Há diversos sistemas de segurança para auxiliar o motorista durante a frenagem – ABS, distribuição eletrônica de frenagem, assistência à frenagem de emergência –, na aceleração há o controle de tração e na hora de encarar curvas mais fechadas em alta velocidade o controle eletrônico de estabilidade. Com isso, o DS4 assegura o controle ideal do carro em todas as situações de condução, mesmo quando o motorista abusa. O DS4 está disponível em três níveis de acabamento: Chic, So Chic e Sport Chic, com preços que chegam aos 28.700 euros, o equivalente a R$ 66,5 mil.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: