2 de mai. de 2011

A verdadeira história da gravatinha da Chevrolet



Você já deve ter ouvido falar da lenda em que o co-fundador da Chevrolet Billy Durant teve a ideia de usar o logo da gravata quando viu o desenho em um papel de parede de um hotel de Paris. O problema é que essa lenda não é verdade. Aqui está a verdadeira história.

Willian C. Durant, o co-fundador da Chevrolet, adorava desenvolver logotipos para seus produtos. E por anos a história da gravata da Chevrolet foi muito consistente. A edição comemorativa da revista The Chevrolet Story impressa em 1961 conta a história:
“Este também foi o ano (1913) em que a famosa marca da Chevrolet foi usada pela primeira vez nos carros. A distinta marca registrada apareceu bilhões de vezes nos produtos, publicidade e literatura comercial como marca de confiança, economia e qualidade em transporte motorizado. Sua origem é a imaginação de Durant, quando, na condição de viajante em 1908, ele viu o padrão repetido infinitamente em um papel de parede do hotel onde se hospedara na França. Ele arrancou um pedaço do papel e guardou para mostrar aos amigos, imaginando que seria um bom logotipo para um carro.”
Mas Catherine, a viuva de Durant, afirma que não foi assim que ele concebeu o logotipo da Chevrolet. De acordo com a sra. Durant – em uma entrevista a Lawrence Gustin em 1973 – o símbolo da gravata foi visto pela primeira vez por seu marido em um jornal da Virgínia, quando eles estavam de férias em Hot Springs, por volta de 1912.

A sra. Durant disse:
“Estávamos em um quarto de hotel lendo os jornais e ele viu este desenho e falou: “‘acho que isso seria um bom logotipo para a Chevrolet’”.
Considerando que há duas explicações concorrentes para o uso da gravata, parece que encontrar provas a favor de uma delas será quase impossível.

Isso até que o historiador da Chevrolet Ken Kaufman encontrou a chave da verdadeira história. Kaufmann, equanto lia velhas edições do jornal The Constitution de 1910 a 1917, encontrou um anúncio do carvão Coalette. A data do anúncio? 12 de novembro de 1911 – nove dias antes de Durant formar a Chevrolet Motor Company.
Deixaremos Kaufmann contar o resto:
“Note algumas similaridades entre a Coalettes e a gravatinha da Chevrolet desenhada por Durant! Ambas começam com ‘C’, têm nove letras, têm o sufixo ‘let’ e são difíceis de pronunciar com o sotaque francês. Ambos têm um fundo escuro com bordas e letras brancas. A principal diferença é que as letras da Coalettes são inclinadas e têm uma grafia estilizada, enquanto Durant usou uma forma romana mais formal e retilínea.”
“Parece que a razão do uso da gravata pela Southern Compressed Coal Co. era evidenciar o ‘E’ central, em tamanho maior para auxiliar o público a pronunciar esta palavra facilmetne. Talvez tenha sido aí que Durant tenha comprado a ideia. ‘Pronuncia-se chev-ro-lê’. Procurei o sufixo ‘let’ ou ‘lette’ e me surpreendi ao descobrir que significava ‘pequeno’ ou ‘diminuto’. Logo, a palavra Coalette significa ‘pequeno carvão’ (N. do T. : coal=carvão em inglês). Acho que a Southern Compressed Coal Co. tinha o nome Coalettes e a gravatinha registrados como marca própria e vou procurar mais sobre isso no futuro.”
Portanto a Chevrolet pode estar devendo uma boa grana a quem detém os direitos do logotipo da Southern Compressed Coal Company. Bom saber.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: