5 de mai. de 2011

Trate seus dentes enquanto viaja no tempo



Não sei quanto a vocês, mas não nasci em berço de ouro para viver apenas  lendo, vendo, fuçando e dirigindo carros o dia inteiro. Minha profissão não requer nem mesmo que eu tenha automóvel. Mas trata-se um vício maior: minha mesa é repleta de posters, alguns pequenos acessórios e menções ao mundo automobilístico. Nada, porém, perto do que o  ortodontista David J. Myers teve a manha de fazer em seu local de trabalho.

Fanático por carros das décadas de ’50 e ’60, miniaturas de aviões e todo tipo de brinquedos relacionados a autos, Dave ostenta na garagem um Chevrolet Fleetline’59, um Ford Mercury’51, uma Plymouth Wagon’63, um Pontiac Catalina Conversível’64, um Ford Mustang’69 e um Chrysler PT Cruiser GT’05.  Ele vai diariamente ao consultório com seus clássicos e os estaciona em uma vaga-cativa logo em frente, própria para exposição. Lá dentro, mantém uma verdadeira galeria com brinquedos antigos e novos, sempre relacionado a autos e aviões.
A idéia surgiu quando Dave solicitou o projeto de um edificio com tijolos aparentes que mais lembrasse uma lanchonete, um drive-in, um posto de gasolina das décadas de ’50 e ’60. Os arquitetos e engenheiros captaram bem a mensagem e criaram uma verdadeira viagem no tempo para seus pacientes. Após três anos de construção, seu consultório ficou pronto.

Logo ao adentrar no prédio, observa-se a recepção com jeitão de woody-wagon (na verdade, para-lamas de um Mercury’47 e grade de Ford com um balcão em madeira) com uma prancha invertida como se estivesse presa ao teto da woody, além de um boneco Big Boy. As salas de atendimento lembram fachadas de prédios de lanchonetes, postos de gasolina, cinemas, lojas de época, restaurantes, e cada uma tem seu interior personalizado de acordo com o tema.

As lojas reproduzidas no interior estão ali por histórias específicas. O Big Boy era sua lanchonete preferida quando criança. A Fairmont lembra os passeios que Dave fazia com seu avô para tomar refrigerantes. Uma alusão aos postos de combustíveis da Sinclair também foi montada em menção ao dinossauro que Dave tanto admirava no caminho para casa de seus avós. Uma loja Watson’s Custom Painting entrou no cenário por conta de um carro de seu pai que fora personalizado por eles.  A área para escovação de dentes lembra um cinema com letreiros antigos. Posters e praticamente todo o mobiliário foi construido/reformado por Dave e seu pai utilizando partes e peças de carros que haviam na época.



Uma das mesas de atendimento ao público é baseada em um Mercury’57 levemente personalizado que o pai de Dave possuiu. As traseiras de um Oldsmobile’56 e de um Cadillac’59 tornaram-se sofás com seus assentos revestidos de couro e pele. É como se o seu dentista se transformasse em um cenário de filme de época. Os interessados nessa viagem podem transferir o plano dentário para a pacata cidadezinha de Conway, no Arkansas. E vale o aviso antes de puxar papo com ele: Dave não gosta dos carros de luxo atuais, nem de superesportivos.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: