Alan Shepard apareceu no treinamento espacial pela primeira vez em 1959 dirigindo seu Corvette ’57. Após se tornar o primeiro norte-americano no espaço — há exatos 50 anos — a GM deu a ele as chaves de um modelo 1962 especial como recompensa por sua bravura. E assim começou o romance entre astronautas e Vettes.
Embora devamos dar crédito a Shepard por ser, até onde sabemos, o primeiro astronauta a possuir um Corvette, o campeão da Indy 500 e dono de uma concessionária GM Jim Rathman merece créditos por garantir que todo o pessoal do programa espacial tivesse o mesmo carro. Com uma revenda Cadillac-Corvette nos arredores do Centro Espacial na Flórida, Rathman oferecia aos astronautas condições especiais de leasing.
De acordo com a GM, seis dos astronautas do Projeto Mercury tiraram proveito do esquema e saíram de lá com Vettes. Shepard e Virgil “Gus” Grissom ficaram famosos por disputar rachas com seus carros, com Grissom melhorando seu exemplar ’67 com peças aerodinâmicas e espaço para pneus mais largos.
Em 1969, os astronautas da Apollo 12 Dick Gordon, Charles Conrad e Alan Bean gostaram tanto da tradição que encomendaram três cupês Stingray 427 de 395 cv idênticos, com acabamento em preto e dourado desenhado pelo próprio Bean.
A NASA chegou a se preocupar com o risco de as fotos deles em seus carros se passassem por apoio oficial, e com razão. A imagem lá em cima dos três montados em seus esportivos faz com que qualquer um fique com vontade de subir em um e sair acelerando, ainda hoje. Estou errado?
A ligação com os astronautas foi ainda mais reforçada com o lançamento do livro The Right Stuff (Os Eleitos), de Tom Wolfe, e em filmes como Apollo 13, Laços de Ternura e a própria filmagem de Os Eleitos. Até mesmo James T. Kirk dirige um Corvette ’65 no último filme da saga Star Trek.
É provável que, mesmo sem a ajuda de uma concessionária, os astronautas escolhessem seus carros nos mesmos molde de seus aviões e naves espaciais: pequenos, rápidos e poderosos.
No próximo sábado, dia 7, em Cocoa Beach, Flórida, será realizado um desfile comemorando os 50 anos do voo de Shepard, com a presença dos 30 e poucos astronautas que ainda estão vivos — a bordo de Corvettes de todas as gerações.
É bom lembrar que um dos primeiros homens do espaço não dirigia um Corvette. John Glenn decidiu-se por uma station wagon pois tinha uma família – se você assistiu Os Eleitos, sabe do que estamos falando. Achamos que ele também era o “motorista da rodada” nas muitas noites de farra dos homens do espaço. Mas isso é outra história.
Crédito pelas fotos: GM/Getty/Life
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário