O dono de um raro Porsche visto flutuando sobre a enchente do Rio Ohio por fotógrafos da AP foi encontrado. Aqui, Bill Musselman explica como ele conseguiu salvar seu raro exemplar do afogamento. Duas vezes.
Bill Musselman é um homem acostumado a enchentes. Você pode perceber isto em sua voz enquanto ele me garante que o telefonema é bem vindo, “esta é uma boa hora para conversar, nós ainda estamos enfrentando a enchente e tentando nos preparar para o Derby.” Por “Derby” ele se refere ao Kentucky Derby, para o qual ele e sua esposa (além de muitos outros na região) se preparam, independente da enchente que arrasou a região.
Quando se vive em uma região de enchente, ao longo de um rio, você se prepara para certos acontecimentos. “Foi uma primavera louca, nós geralmente temos uma enchente depois que a neve derrete nas montanhas da Virgínia Ocidental e Apalaches. Nós sobrevivemos a elas. Estava com os Porsches na garagem e do nada surge outra grande tempestade que não esperávamos”.
Não esperavam mesmo. O Serviço Climático Nacional dos Estados Unidos previu que a água do rio subiria cerca de 7,3 metros. Muito alto, mas nada que a região já não tenha visto antes. Mas depois de quatro dias ininterruptos de chuva, o órgão foi forçado a ajustar suas contas para uma subida de 10,3 metros; 3 metros mais alto que a previsão original.
“A mudança na conta foi anunciada e todos começaram a se mexer. Todos ao longo do rio corriam para encontrar novas maneiras de cuidar de suas posses e foi quando meu amigo Smokey chegou“ disse Musselman.
“Smokey” é o mecânico de um dos amigos de Bill chegado em barcos (talvez você tenha reparado na marina ao lado da casa, em uma das primeiras fotos), e ele tinha um plano para salvar o Porsche America Roadster 1992 de Bill – um dos 250 construídos, e o único existente na cor “Fly Yellow”.
Bill calçou o roadster Porsche com blocos para aumentar sua altura, o que deveria ser suficiente para dar conta das previsões originais. Enquanto a chuva continuava por dias a fio, o rio continuou a subir.
A casa de Bill se situa no final de um ponto às margens do rio, com uma marina para barcos. A estrada de acesso a ela está em um ponto mais baixo que sua casa e por isso inunda antes. Quando as águas da enchente começaram a bater à porta da garagem de Bill, Smokey sugeriu que tentassem algo diferente dos blocos.
Derrubando boatos
“Sabe, eu tenho um colchão inflável que aguenta um barco de 27 pés. Vamos colocar o carro sobre ele”, disse Smokey. “Foi o que fizemos, na manhã de Páscoa, sete da manhã, e ali estava minha cesta de ovos”, afirmou Musselman.O domingo de Páscoa foi em 24 de abril, o que significa que o Porsche ficou flutuando, preso à casa e exposto às águas do rio, por cerca de duas semanas. Quando eu falei com Bill sobre os rumores que seu agora famoso Porsche havia submergido e perguntei para verificar se ele havia sobrevivido ele falou, “Ah sim. Eu o desci e dei a partida e ele respondeu alegre como um cachorro de estimação.”
Quando lhe perguntei onde estava o 964 agora ele me disse que estava de volta à garagem. Quer dizer que a casa não foi danificada? “Não, ela tem uma fundação de concreto com cinco metros de altura e paredes com 45 cm de espessura. A água só foi para o nível inferior – que foi projetado para isso – e depois foi só lavar”.
Havia mais um boato que queria derrubar. Disseram que Bill era algum tipo de capitão de barco, talvez o capitão do Belle of Louisville, e foi por isso que estava tão bem preparado para o evento.
Ao contar isso para Bill e perguntar sobre sua carreira, Bill simplesmente riu e disse, “Não não, mas um dos meus amigos é. Eu não acho que muitos passageiros iriam vir a bordo comigo depois de ver meu carro em uma balsa. Já estive em barcos toda a minha vida, mas esta foi a primeira vez em que deixei meu carro sobre um.”
Sobre o sistema usado
Construído pela AirDock, Smokey e Bill usaram três colchões que formam um sistema capaz de sustentar um barco com até 27 pés (8,2 metros) e até 3.400 kg de peso. Com um peso abaixo da metade do limite, o esquema funcionou bem com o cabriolet turbo.“Dois dos três colchões ficam na traseira, onde se distribui o peso do motor. Ficou muito bem equilibrado. Foi surpreendente.”
Cada colchão possui cordas que os prendem em um conjunto, depois há uma bomba à parte que corre pelas diferentes seções (repare na foto acima para ver três mangueiras de ar saindo da bomba).
E agora
Com o fim da tempestade e o nível da água baixando, a vida aos poucos começa a voltar ao normal. “As águas baixaram drasticamente, coisa de três metros e meio”, disse Bill. O 964 agora está são e salvo na garagem, ao lado do Porsche Carrera S 2011 de Bill. Depois de sobreviver a duas enchentes (a casa foi inundada uma vez em 1997) e depois de 20 anos sob o mesmo teto e o mesmo dono, é seguro dizer que este Porsche raro é um sobrevivente.A PorschePurist.com é um dos principais destinos para fãs e proprietários de Porsches interessados nos modelos, produtos e o estilo de vida associado com a marca. Este texto foi republicado com a autorização de seus editores.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário