Modelo tem itens exclusivos para mercado nacional e conhecido conjunto mecânico
por Igor Macário
A Citroën apresenta nesta terça-feira, 23, em São Paulo, a minivan C3 Picasso. A versão "civil" do Aircross chega com o mesmo conjunto mecânico do modelo aventureiro, e um visual muito semelhante ao europeu. A principal mudança está na traseira, onde o porta-malas ganhou uma nova tampa.
A solução é a mesma do Aircross, mas no C3 a falta do estepe preso à tampa gerou um espaço liso na chapa cujo gosto é discutível. Talvez ficasse melhor o desenho usado no C3 Picasso europeu, com o espaço para a placa de licença no centro da peça.
A solução é a mesma do Aircross, mas no C3 a falta do estepe preso à tampa gerou um espaço liso na chapa cujo gosto é discutível. Talvez ficasse melhor o desenho usado no C3 Picasso europeu, com o espaço para a placa de licença no centro da peça.
O conjunto mecânico também é o mesmo já utilizado pela minivan aventureira. O valente 1.6 16v flex, de 113 cv e 15,8 kgfm de torque com etanol, equipa todas as versões, e agora pode ser acoplado ao câmbio automático em duas delas: a GLX e a Exclusive. A mais barata, chamada de GL, é oferecida apenas com câmbio manual. A caixa automática de quatro marchas é a mesma oferecida no hatch C3 Automatique, e que apesar dos anseios, não chegou ao Aircross.
Por dentro, a mesma arquitetura do Aircross, com muitos elementos do painel do C3 europeu, que já está na geração seguinte ao nacional. Os instrumentos analógicos permitem boa visualização e todos os comandos estão próximos ao motorista. Segundo a Citroën, as forrações e os tecidos usados são exclusivos do C3 Picasso. A versão topo de linha, Exclusive, usa couro nos bancos e nas portas para um ambiente "moderno e sofisticado".
As formas quadradas garantem o bom espaço interno, já conhecido no Aicross. O entre-eixos de 2,54m livra as pernas dos ocupantes traseiros, e a altura da carroceria abre espaço para as cabeças e ombros dos passageiros. Os bancos traseiros também podem ser rebatidos para aumentar os 403 litros de capacidade do porta malas para até 1.500 litros.
Para acertar o carro dinamicamente, a Citroën realizou um extenso trabalho de afinamento para as ruas brasileiras, com pneus desenvolvidos especialmente para o carro e a suspensão reforçada em relação ao modelo europeu. Na dianteira, o clássico arranjo McPherson, e a traseira com barra de torção. Barras estabilizadoras também foram instaladas na frente e atrás para segurar o carro nas curvas. No modelo com câmbio automático, molas e amortecedores foram recalibrados para lidar com o maior peso da transmissão.
Estranhamente, airbags e ABS são de série apenas na versão topo Exclusive. Na GL, a mais básica, os itens não estão nem na lista de opcionais, enquanto a intermediária GLX são cobrados à parte. Apenas o GLX automático possui o ABS de série, mas ainda sem airbags. A Exclusive também é a única a poder receber as bolsas infláveis laterais, indisponíveis nas outras versões.
Pelo menos, todos saem de fábrica com ar condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos de série. Travamento à distância e computador de bordo completam a lista. O sistema de som com comandos no volante é de série a partir do GLX e o Exclusive também conta com o GPS de tela retrátil já usado no Aircross.
A Citroën dá garantia de três anos para o carro, como tem se tornado comum na indústria. Também apresenta um plano de manuntenção com revisões a preços fixos a cada 10 mil quilômetros. Os preços começam em bons R$ 47.900 para a versão GL. Entretanto a melhor pedida parece ser a GLX, que custa R$ 50.400 com câmbio manual. O automático acrecenta R$ 2.500 a esse valor. O pacote completo Exclusive fica nos R$ 57.400 - R$ 60.400 com câmbio automático. Os preços ficaram razoavelmente abaixo da versão aventureira, que começa nos R$ 54.350 pedidos pelo Aircross mais barato.
Com o lançamento do C3 Picasso, se põe em dúvida o futuro da Xsara Picasso, primeira a usar o sobrenome do famoso pintor. A minivan, apesar de antiga, ainda ostenta bons números de venda, mas com exatamente o mesmo conjunto do lançamento e preço semelhante, pode cair em ostracismo na linha francesa. A C4 Picasso, substituta natural da Xsara, é consideravelmente mais cara, ainda que também seja muito mais moderna.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/noticias/livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário