8 de abr. de 2011

O golpista que gastou três milhões de dólares em uma coleção de supercarros



Em duas semanas o Tesouro Americano vai leiloar 11 supercarros avaliados em cerca de três milhões de dólares, incluindo na conta uma Ferrari Enzo. Se você já viajou para os EUA, certamente já comprou algo com a etiqueta Best Buy. Pois é nesta coleção incrível que parte seu dinheiro (desviado) foi parar.
Em dezembro passado Russel Cole, de Illinois, foi condenado a 15 anos em uma prisão federal por fraude e evasão fiscal depois de roubar 31 milhões de dólares da Best Buy ao longo de vários anos. A empresa de Cole, Chip Factory, roubava a Best Buy através de um leilão online para fornecedores; a empresa fazia lances baixos para fornecer certos insumos e depois aumentava o preço da conta.

Cole subornou um funcionário da Best Buy para manter o plano ativo, frequentemente vendendo peças defeituosas à rede de lojas, e escondendo muito de sua renda pessoal e da Chip Factory da Receita dos EUA.
Esses milhões sujos permitiram que Cole e sua família construíssem uma casa de 2,65 milhões de dólares em um subúrbio de Chicago; quando as leis de ocupação barravam qualquer coisa maior que uma garagem para dois carros, Cole construiu uma garagem separada e decorada para abrigar sua coleção, que incluía um exemplar de quase tudo sobre rodas. De uma réplica do Cobra a um Bentley Continental GTC. Embora o Porsche Cayenne e o Mercedess S550 sedã fossem os carros do dia-a-dia, a garagem de Cole também abrigava um Ford GT, uma Ferrari F430 e um Lamborghini Murciélago roadster 2005.

Abby Rae, a esposa de Cole que fundou a Chip Factory em seu porão antes de se casar, foi sentenciada a três anos em liberdade condicional; Russell Cole sustentou que sua esposa havia o deixado encarregado dos negócios e não fazia ideia da dimensão da trapaça. Como disse o advogado de Cole, “ele deu um pequeno passo, que levou a outro, e depois a outro. A partir daí ele fez uma fortuna e de alguma forma acreditou que realmente a merecia.”
A coleção pode ser vista nestas fotos da pessoa que cuidava da coleção desde a época em que ele trocava Bentleys com um dia de uso porque não gostou da cor. Esta pessoa é Anton Trizna, que compartilhou conosco estas fotos da coleção de Cole em seu auge e uma descrição de um homem que parecia tratar seus supercarros como se fossem Hot Wheels.

Os 11 carros que serão leiloados eram a ponta do iceberg em uma garagem que já abrigou um McLaren SLR, um Saleen S7 e duas Ferrari Enzo. Cole “foi o proprietário de vários Veyrons porque ficava impaciente enquanto esperava a construção do seu”, disse Trizna ao Jalopnik US. “Ele teve muitos Bentleys e uma vez trocou um no dia seguinte à compra porque enjoou da cor”.
Trizna ainda disse que boa parte dos ganhos de Cole foram para sua coleção de carros; a empresa tinha dois prédios – um para as operações e outro para os carros de Cole. Ele acabou construindo uma garagem em sua casa quando a coleção ficou maior que o galpão da Chip Factory.

No seu auge a coleção da Chip Factory alinhava Ford GT, Lamborghini Diablo VT, Saleen S7, Lamborghini Murciélago roadster, Porsche Carrera GT, McLaren SLR, Ferrari 430 Spyder, Ferrari Enzo, Ferrari Superamerica e um Aston Martin Vanquish. A segunda garagem tinha cinco Ferraris: Enzo, F50, F40, F430 and 599, bem como um Bugatti Veyron e vários outros. Foi o bastante para que Cole aparecesse na televisão como um expert em supercarros.

Quando a Best Buy descobriu o esquema de Cole em 2008, ele começou a vender os carros, incluindo várias Ferraris. Levaria um ano até que a Best Buy chamasse o governo federal, que mais tarde descobriu que Cole havia sonegado impostos.
Ainda há tempo para arrematar uma de suas máquinas compradas com dinheiro sujo. O próximo leilão acontece no dia 19 de abril – nos EUA, obviamente.

Fonte: jalopnik.com.br
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: