8 de abr. de 2011
A melhor entrada de garagem do mundo
O neozelandês campeão Rod Millen faz tudo melhor do que você. Seu velho Toyota tem 130 cavalos. O Toyota na garagem dele tem 800. A garagem na sua casa é um retalho de asfalto e cimento. A estrada que leva a casa dele é um sonho asfaltado com um quilômetro e meio, que lembra as melhores pistas de corrida no mundo.
Quando Millen visitou o Goodwood Festival of Speed em 2002 ele viu a famosa pista de hill climb do evento e decidiu que faria o mesmo… em seu quintal. É o tipo de coisa que parece lógico quando seu ganha-pão envolve jogar veículos insanos até os limites de desfiladeiros sem guard rail.
Convenientemente, Millen tem um grande rancho em Hahei, Nova Zelândia, com espaço suficiente para abrigar uma pista de uma milha. Depois de anos de planejamento, remoção de arbustos e a pavimentação, a pista finalmente ficou pronta no começo deste ano.
O traçado toma emprestados trechos de lugares onde Millen correu, incluindo as famosas curvas do Pikes Peak International Hill Climb, onde ele marcou um tempo 40 segundos mais rápido que qualquer outro que havia andado ali, tudo isso com um Celica AWD. Sua marca se manteve por 13 anos.
Os famosos Ws (as sequências de hairpins) de Pikes foram recriados na estrada para a casa de Millen. O traçado inclui ainda uma ponte, hairpins, retas e uma variedade completa dos tipos de curvas desafiadoras que fizeram a fama de Millen. Seguindo a tradição, ele a batizou de “rancho pé-de-chumbo” (leadfoot ranch).
Mas qual a graça de ter uma pista de corrida em seu quintal se você não pode aproveitá-la? Ao invés de manter a pista fechada para uso próprio, o famoso competidor a abriu neste final de semana em comemoração ao seu 60⁰ aniversário, convidando alguns ícones do automobilismo como Jeff Zwart, seu filho Rhys Millen e outros. Ele chamou o evento de “Leadfoot Festival” e recebeu em sua casa carros como o Celica de 800 cv, uma réplica do Audi Sport Quattro do Grupo B, um Escort V8 e a assustadora picape Toyota Tacoma da família.
Millen falou que esse aniversário foi “o melhor de todos”.
O vídeo gravado no Celica mostra que maneira absurda de se chegar de carro em casa todos os dias. Se eu tivesse algo assim só deixaria minha casa para voltar logo depois, e repetiria o trajeto algumas dezenas de vezes por dia. Eu teria também alguns vizinhos bem aborrecidos.
Fonte: jalopnik.com.br
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário