20 de abr. de 2011

Estilos de customização: rusted

 



“Palma, palma! Não priemos crânico!” diria Chapolim Colorado em um momento de aflição comunitária. Não vou aqui criar a discórdia, alimentar a anarquia ou mesmo querer ser o dono da razão em posts que podem render uma infinidade de cometários, mas tenho notado ao longo do tempo uma certa confusão de muitos em relação aos estilos adotados em personalizações.

Diante do exposto, creio que seja oportuno apresentar uma breve história acerca dos estilos atualmente em evidência. Se estiver errado em alguma postagem, corrijam-me!
Em meu post de apresentação fiz uma leve menção ao Fusca’76  (que atende por Gorete) no estilo rusted que estou reformando para uso do meu pai. Como é o estilo que estou ligeiramente familiarizado pois é o que estou adotando para a reforma, começarei por ele por dois motivos: para não falar besteira logo de cara, por ser uma personalização “barata”, e por remeter a um espírito Mad Max que é sempre no mínimo interessante.

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Existe uma diferença enorme entre os rusted e os rats. Todos os rats são rusted, mas nem todo rusted é um rat. Entenderam? É mais simples do que parece, mas primeiro, um pouco de história.
Rusted é uma palavra inglesa que significa enferrujado. Tornou-se estilo após a popularização do estilo rat  e a insistente aplicação em automóveis mais novos que apresentavam um razoável estado de conservação, mas com algumas partes desgastadas pelo o tempo. Rusted  são essencialmente veículos pós ’60, rebaixados, com partes desgastadas, alguma ferrugem, atitude e acessórios de época.
Com a recente “moda” de que carros antigos são a onda cool do momento, alguns proprietários sem capacidade financeira de adquirir um carro das décadas de 40, 50 e 60 (que hoje são hiper-inflacionados), resolveram imitar o estilo rat  em personalizações em algumas peças ou mesmo no carro inteiro. Houveram ainda aqueles que possuíam carros antigos, com pinturas desgastadas, alguns acessórios originais e de época e viram no movimento uma alternativa barata para sair da mesmice dos originais e do preço abusivo que algumas oficinas tem cobrado para uma restauração completa. Assim, todos poderiam curtir seus carros, sem aparente preocupação com o estado geral da carroceria, inclinando-se para a aquisição de acessórios e cuidando primeiramente da saúde do motor. Esta não é uma regra, mas boa parte passa por esta fase (a Gorete, inclusive).

Alguns ratistas (basicamente nos EUA e Europa) não gostaram muito da denominação utilizada por proprietários de VWs Golf, Chevys Astra e Hondas Civic para justificarem seus para-lamas ralados, capôs amassados e lanternas quebradas (alguns propositalmente) e assim foi havendo uma separação entre o “joio e o trigo”.

Aqui no Brasil, o estilo mesclou-se muito com o German Look, mas hoje assume identidade própria com alguns grupos específicos (basicamente de VWs antigos) como o RustedLive, LowBugs e Caution entre outros. Alguns proprietários de veículos mais novos arriscaram-se neste estilo, mas foi apenas “uma onda que passou”. Ainda assim, causaram algumas caras retorcidas, olhares raivosos e palavras de baixo calão ao apresentarem capôs enferrujados, paralamas amassados sem tinta e sem proteção, faróis envelhecidos… bem como ocorre com os rusteds “originais”.

Praticamente todos os rusted tem suspensão rebaixada. Seja ar, rosca, fixa… sendo baixa é o que importa. Aquela carroceria impecável não entra. Um trincado na pintura, um desgaste pelo tempo, queimado do sol, marcas do passado são bem vindos. Acessórios de época são aceitos, não importando se são específicos daquele modelo ou não. Adptações podem ser feitas, sempre usando o bom critério para não cair no ridículo. Alguns chegam ao extremo de lixar a peça removendo completamente a pintura e ateiam fogo para que o efeito da ferrugem ocorra mais cedo. Cada louco com sua mania!

Trata-se de um estilo livre, sem muita definição do que pode ou não ser feito. O que define um rusted não é exatamente o carro que se possui, mas específicamente o conjunto que se constroi com base no estilo.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

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