4 de abr. de 2011

Curva do Café possui histórico de outros acidentes graves

Em 2011, Gustavo Sondermann foi outra vítima dos perigos da Curva do Café. Após a batida, seu carro foi atingido por Pedro Boesel. A morte cerebral do .... Foto: Felipe Augusto/Site Velocidadesul.com/Divulgação
Gustavo Sondermann foi o segundo piloto a sofrer um acidente grave na Curva do Café em 2011; trecho é considerado o mais perigoso de Interlagos

Palco do trágico acidente com o piloto da Copa Montana Gustavo Sondermann neste último domingo, a Curva do Café - parte do circuito de Interlagos que conduz os pilotos à reta dos boxes - voltou a ser alvo de discussões sobre segurança, visto que este trecho registra histórico de graves acidentes nos últimos anos. Sondermann, 29 anos, sofreu o segundo acidente com gravidade no circuito paulista em 2011.
Pouco mais de um mês antes do acidente ocorrido no último domingo pela Copa Montana, o fotógrafo e piloto de moto João Lisboa, que participava de um "track day" (evento de motovelocidade organizado em meio aos fins de semana em que acontecem etapas da Superbike Series), perdeu o controle na Curva do Café e bateu com a moto no muro que tange a reta principal, morrendo pouco tempo após ser socorrido na pista, em 25 de fevereiro.
Em 2007, o paranaense Rafael Sperafico, companheiro de Sondermann na época, morreu em um acidente semelhante pela Stock Light (antigo nome da Copa Montana). Estreante na categoria à epoca, Sperafico bateu na proteção de pneus, retornando à pista para ser atingido em cheio pelo carro de Renato Russo. Rafael acabou morrendo pouco tempo após o choque, enquanto Russo também acabou hospitalizado, mas sobreviveu.
Nem a Fórmula 1 esteve a salvo de acidentes no local, chamado de "reta torta" pelos competidores. Em abril de 2003, o australiano Mark Webber, então piloto da Jaguar, se chocou contra o muro da Curva do Café. Porém, os destroços de seu monoposto ficaram espalhados na reta dos boxes e Fernando Alonso acabou chocando-se com violência em um dos pedaços do carro da Jaguar, indo parar na proteção de pneus localizada pouco depois do local do primeiro acidente. O espanhol, então piloto da Renault, saiu mancando do carro e chegou a ficar em observação em um hospital da capital paulista, mas não sofreu nenhum ferimento grave.
Três anos depois, Nico Rosberg também conheceu o perigo da temida curva de Interlagos, ao chocar-se contra ela após perder seu aerofólio dianteiro pelo GP do Brasil de 2006. Contudo, o alemão escapou do choque sem ferimentos graves. Em 2010, a administração do circuito paulista instalou um softwall no local para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 daquela temporada. Construída à frente do muro, a proteção consiste na colocação de colunas ocas de aço galvanizado, que ficam a frente de uma série de espumas prensadas. Ao contrário da proteção com pneus, que "ricocheteiam" o carro em caso de uma batida, o softwall "absorve" o impacto e evita que o carro volte para o meio da pista, como aconteceu nos acidentes com Sperafico e Sondermann.
A Stock Car também sofreu com um acidente grave na Curva do Café. Na temporada de 2004, durante disputa por posição, Felipe Maluhy e Adalberto Jardim acabaram se tocando, com Jardim batendo forte contra o muro que contorna a reta dos boxes. O piloto não sofreu ferimentos graves.
Em 2003, o espanhol Fernando Alonso sofreu acidente violento em Interlagos; Acidente foi causado pela batida de Mark Webber na Curva do Café, palco de graves acidentes no autódromo paulista nos últimos anos

Alonso se chocou contra destroços da Jaguar de Mark Webber, que bateu na Curva do Café pouco antes, durante a disputa do GP do Brasil, em 2003
 Após os acidentes com Webber e Alonso, a corrida seria interrompida e teria seu final decretado pouco depois
 Pilotos passam pelo carro de Mark Webber, após acidente na Curva do Café, em Interlagos
Então piloto da Williams, Rosberg saiu ileso do acidente

Companheiro de equipe de Gustavo Sondermann em 2007, Rafael Sperafico foi vítima fatal, após se acidentar na Curva do Café. A corrida era válida pela Stock Light, conhecida atualmente como Copa Montana

Fonte: terra.com.br
Disponível no(a):http://esportes.terra.com.br

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