Ricardo Sant'Anna // Fotos: Fabio Aro e Guilber Hidaka
Esse é o carro que a Fiat sonha em ver nos estacionamentos das faculdades e barzinhos: uma opção barata de esportivo para o público jovem, que chega ao mercado a partir de R$ 33.970. O Uno Sporting nasceu para quem prefere um look esportivo em vez do aventureiro Way. E a receita visual deu certo novamente. O carro ganhou saias laterais, dianteira e traseira, além de um discreto aerofólio na cor preta, que combina com as molduras dos para-lamas da mesma cor.As rodas aro 15 completam o visual arrojado. Eu dispensaria apenas o longo adesivo na parte inferior das portas, ostentando o nome da versão – uma tentativa de remeter ao Uno R dos anos 80 e 90.
O preço é tão atraente quanto o visual, mas será que o desempenho é igualmente interessante como nos Unos esportivos do passado? Se você também esperava pelo motor 1.6 16V E.torQ de 117 cv, pode tirar alguns cavalinhos da chuva. Exatos 29 cv separam o motor 1.6 do Fire 1.4 Evo escolhido para empurrar o Uno Sporting, vindo da versão Attractive. Com 88 cv e 12,5 kgfm a 3.500 rpm (etanol), o desempenho está longe de empolgar, mesmo com a relação de câmbio mais curta (mesma do 1.4 Way). A Fiat não permitiu que tirássemos números do Sporting ainda (o carro era um pré-série), mas podemos afirmar que ele anda na mesma balada do Atrractive, que cravou 13,1 s na aceleração de 0 a 100 km/h. Portanto, a emoção ao dirigir é limitada pelo motorzinho, que ainda peca por ser bastante ruidoso e áspero em altas rotações. O ponto positivo da mecânica fica por conta da suspensão, que, aliás, poderia ser estendida a toda gama Uno.
Cor Laranja Nemo foi inspirada no famoso peixinho do cinema
A Fiat mexeu em tudo, menos no fundamental: motor 1.4 Fire não combina com versão esportiva
Com tudo a que tem direito, a versão Sporting (que a Fiat considera uma série especial ilimitada) sai por pouco mais de R$ 40 mil. A montadora prevê que o modelo represente 2,5% das vendas do Uno, algo em torno dos 500 carros/mês. Não espere um esportivo de verdade, mas se a grana é curta e a ideia é andar com estilo, pode ser uma boa escolha. Aqui na redação, a opinião foi unânime: o bolo é bom, mas cadê a cereja?
Caracterização esportiva inclui aplique cinza no painel, volante de couro e detalhes em laranja
Ficha técnica
Fiat Uno Sporting | |
Preço inicial | Não informado |
Motor | Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, comando simples variável, 8 válvulas, flex |
Potência (cv) | 85/88 cv a 5.750 rpm |
Torque (kgfm) | 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm |
Comprimento (m) | 3,770 |
Largura (m) | 1,673 |
Altura (m) | 1,487 |
Entre eixos (m) | 2,376 |
Porta-malas (L) | --- |
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário