9 de mar. de 2011

Cidade sueca é paraíso dos caçadores de segredo

Pequena Arjeplog, no norte da Suécia, vive em função dos testes das fabricantes.


Carlos Guimarães
Utilitário-esportivo da SsangYong, um dos vários modelos que são testados em condições extremas no norte da suécia
É bastante comum encontrar modelos disfarçados em testes numa pequena cidade ao norte da Suécia chamada Arjeplog. Entre meados de novembro e o fim de março (quando as temperaturas ficam entre 50 e 10 graus negativos), os lagos da região congelam e se transformam em pistas de testes de uma série de sistemas, principalmente de controles de tração e estabilidade, além do hill holder( que segura o carro automaticamente em ladeiras).

Os circuitos levam um pouco mais de um mês para serem montados e incluem pisos com coeficiente de atrito dez vezes menor que o encontrado no asfalto seco.

Andando pela cidade, foi possível fotografar um utilitário esportivo compacto da coreana Ssangyong, ainda disfarçado. Além dele, durante os três dias em que conheci como funcionam os testes, consegui identificar alguns outros modelos camuflados, entre eles, o novo Porsche 911, que abastecia em um dos postos que vendem até E85 (mistura de 15% de gasolina e 85% de etanol). Outros carros em testes também foram vistos, como o Chevrolet Aveo e o novo Saab 9-4X. O primeiro servirá de base para o GSV (Global Small Vehicle), que chega ao Brasil no fim do ano. E o outro está na lista dos modelos da Saab que serão vendidos no mercado brasileiro.  



No canto direito da foto é possível ver o novo Porsche 911 saindo de um dos postos de abastecimento da pequena Arjeplog
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

Nenhum comentário: