9 de mar. de 2011

Cerato Koup: o forte é o visual

A versão cupê do modelo esbanja em design, mas o câmbio automático esfria motor 2.0 de 156 cv.


Hairton Ponciano Voz // Fotos: Fabio Aro e Guilber Hidaka
Veja esse cupê aí da foto e me diga se você não acha que ele voou na pista. O para-choque frontal tem uma grande entrada de ar, que lembra boca de tubarão – coisa de esportivo bravo. Mais uma dica: em vez de motor 1.6, como o Cerato sedã, o Koup recebeu mecânica 2.0 de duplo comando e 156 cavalos.


A traseira tem extratores de ar – como nos superesportivos. E a lateral destaca as curvas de um belo cupê de duas portas e rodas de aro 17.
Mas aí a gente abre a porta e percebe que a maioria dos sinais de esportividade ficou do lado de fora. Por dentro, o Kia Koup é muito mais um veículo estiloso e confortável do que esportivo, apesar das pedaleiras de alumínio e das grandes borboletas para troca de marcha no volante. O câmbio automático, por exemplo, tem seis marchas, mas não oferece nem modo esportivo. E quando a gente aperta o botão de ignição ouve um ruído bem abafado, típico de automóvel que privilegia conforto.
Fabio Aro e Guilber Hidaka
Os pneus largos (215/45), cal;ados em rodas aro 17, garantem boa estabilidade nas curvas rápidas
Na pista, o Kia Koup comprovou as primeiras impressões obtidas na avaliação da edição de dezembro. Ele não tem desempenho para encarar o Civic Si (e também não anda tanto quanto o visual sugere), mas é um carro agradável, silencioso e muito bem acabado. Cumpriu a prova de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos.
Com câmbio manual, a história certamente seria diferente, mas a transmissão automática cobra em desempenho o que oferece em conforto. Na falta da tecla que aciona o modo esporte (comum mesmo em veículos automáticos sem pretensão esportiva), a programação mais “forte” é obtida quando se muda a alavanca para o modo manual. Nesse caso, automaticamente ocorre redução de uma das seis marchas. As mudanças também podem ser feitas pelas grandes alavancas no volante.
Fabio Aro e Guilber Hidaka
O 2.0 de comando duplo variável é bom, mas na pista o cupê foi contido na performance
Se não é tão puro-sangue como o visual e a cor insinuam, por outro lado o Koup é um carro agradável de dirigir. A posição ao volante é boa, e os comandos estão onde se espera que eles estejam: são intuitivos e de fácil alcance.
Como o Cerato sedã, o Koup não tem suspensão independente na traseira (eixo de torção), mas o modelo mostrou bom comportamento nas curvas, auxiliado pelas rodas aro 17 e pneus 215/45. Nas provas de frenagem, o cupê também se saiu dentro do esperado para um automóvel com disco nas quatro rodas e ABS: 80 km/h a 0 em 26,7 metros.
O painel tem revestimento macio e o acabamento é dos bons. A Kia informa que o modelo chegará recheado de itens de série, caso de airbags frontais e laterais (de cortina), ABS, controle de estabilidade (ESP), computador de bordo, ar-condicionado digital, partida sem chave, som com seis alto-falantes, etc. Falando neles, os dois falantes das portas têm moldura iluminada, que pode alterar a intensidade do brilho de acordo com o som. Particularmente, não vi muita utilidade nisso, mas meu filho certamente gostaria da brincadeira.
Fabio Aro e Guilber Hidaka
Apesar dos detalhes vermelhos e das pedaleiras de alum[inio, o interior do Koup é discreto
Embora seja um cupê de duas portas, o acesso ao banco traseiro é fácil, e o espaço atrás é decente. Isso porque o entre-eixos, de 2,65 m, é bom (igual ao do Cerato sedã). Mesmo utilizando a plataforma do sedã, o Koup é 5 cm mais curto (4,48 m) e 6 cm mais baixo (1,40 m). Outro ponto positivo está no porta-malas: para um cupê, os 357 litros (declarados) estão de bom tamanho. A Kia ainda não definiu a data do início de vendas do modelo por aqui. Embora não haja previsão de preço, estima-se que ficará em torno de R$ 80 mil.
Fabio Aro e Guilber Hidaka
As molduras dos alto-falantes são iluminadas
Ficha técnica e números de teste

  Kia Cerato Koup
Preço inicial R$ 80 mil
Motor Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, comando duplo variável, 16 válvulas, gasolina
Potência (cv) 156 cv a 6.200 rpm
Torque (kgfm) 19,8 kgfm a 4.300 rpm
Comprimento (m) 4,480
Largura (m) 1,765
Altura (m)  1,399
Entre eixos (m) 2,650
Porta-malas (L) ---
NÚMEROS DE TESTES  
Aceleração 0 a 100 km/h (s) 10,4
Retomada 60-100 km/h 6,4 s > 140,4 m
Frenagem 100 km/h (m) 41,7
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com

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