Hairton Ponciano Voz // Fotos: Fabio Aro e Guilber Hidaka
Veja esse cupê aí da foto e me diga se você não acha que ele voou na pista. O para-choque frontal tem uma grande entrada de ar, que lembra boca de tubarão – coisa de esportivo bravo. Mais uma dica: em vez de motor 1.6, como o Cerato sedã, o Koup recebeu mecânica 2.0 de duplo comando e 156 cavalos.A traseira tem extratores de ar – como nos superesportivos. E a lateral destaca as curvas de um belo cupê de duas portas e rodas de aro 17.
Mas aí a gente abre a porta e percebe que a maioria dos sinais de esportividade ficou do lado de fora. Por dentro, o Kia Koup é muito mais um veículo estiloso e confortável do que esportivo, apesar das pedaleiras de alumínio e das grandes borboletas para troca de marcha no volante. O câmbio automático, por exemplo, tem seis marchas, mas não oferece nem modo esportivo. E quando a gente aperta o botão de ignição ouve um ruído bem abafado, típico de automóvel que privilegia conforto.
Os pneus largos (215/45), cal;ados em rodas aro 17, garantem boa estabilidade nas curvas rápidas
Com câmbio manual, a história certamente seria diferente, mas a transmissão automática cobra em desempenho o que oferece em conforto. Na falta da tecla que aciona o modo esporte (comum mesmo em veículos automáticos sem pretensão esportiva), a programação mais “forte” é obtida quando se muda a alavanca para o modo manual. Nesse caso, automaticamente ocorre redução de uma das seis marchas. As mudanças também podem ser feitas pelas grandes alavancas no volante.
O 2.0 de comando duplo variável é bom, mas na pista o cupê foi contido na performance
Como o Cerato sedã, o Koup não tem suspensão independente na traseira (eixo de torção), mas o modelo mostrou bom comportamento nas curvas, auxiliado pelas rodas aro 17 e pneus 215/45. Nas provas de frenagem, o cupê também se saiu dentro do esperado para um automóvel com disco nas quatro rodas e ABS: 80 km/h a 0 em 26,7 metros.
O painel tem revestimento macio e o acabamento é dos bons. A Kia informa que o modelo chegará recheado de itens de série, caso de airbags frontais e laterais (de cortina), ABS, controle de estabilidade (ESP), computador de bordo, ar-condicionado digital, partida sem chave, som com seis alto-falantes, etc. Falando neles, os dois falantes das portas têm moldura iluminada, que pode alterar a intensidade do brilho de acordo com o som. Particularmente, não vi muita utilidade nisso, mas meu filho certamente gostaria da brincadeira.
Apesar dos detalhes vermelhos e das pedaleiras de alum[inio, o interior do Koup é discreto
As molduras dos alto-falantes são iluminadas
Ficha técnica e números de teste
Kia Cerato Koup | |
Preço inicial | R$ 80 mil |
Motor | Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, comando duplo variável, 16 válvulas, gasolina |
Potência (cv) | 156 cv a 6.200 rpm |
Torque (kgfm) | 19,8 kgfm a 4.300 rpm |
Comprimento (m) | 4,480 |
Largura (m) | 1,765 |
Altura (m) | 1,399 |
Entre eixos (m) | 2,650 |
Porta-malas (L) | --- |
NÚMEROS DE TESTES | |
Aceleração 0 a 100 km/h (s) | 10,4 |
Retomada 60-100 km/h | 6,4 s > 140,4 m |
Frenagem 100 km/h (m) | 41,7 |
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com
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