24 de fev. de 2011

Dez melodias automotivas arrepiantes



Poucas coisas se comparam ao som de um motor saudável. Muito mais do que cilindros, válvulas, pistões e fluidos em movimento, o ronco tem um efeito visceral que desperta nossos instintos mais primitivos e aguça a audição. É como o aviso de algo surpreendente em ação. Quer saber quais são os meus favoritos?



1-  O primeiro da lista tinha que ser mesmo o Lamborghini Countach. Falei dele no meu último post, mas o esportivo  italiano não podia ficar de fora. O motor V12 anuncia sua presença com bastante antecedência, e transforma qualquer ambiente em uma concentração de energia cinética. É o poder em movimento.

2- As Ferraris também merecem o crédito. Coloquei no plural, pois todas as máquinas de Maranello são construídas para fazer barulho e, logicamente, chamar atenção. Algumas pegam fogo, é verdade, e em track days já vi exemplares chegarem ao limite, mas magia é algo que não se perde.

3- Os propulsores V8 dispensam muitos comentários. Poucas coisas com quatro rodas são mais reconhecidas do que um deles ronronando pela rua ou acelerando até o limite. Entre as várias opções escolhi o mítico 426 Hemi, com seus 425 cv de pura ostentação.

4- Falar de Porsche abre um leque imenso de opções. Temos o quatro comandos, como mostrei na semana passada, o tradicional flat six, que nas versões refrigeradas a ar e a água fizeram história nas pistas e continuam faturando muita coisa por aí. Mas o destaque vai para o 917 e seus dois motores boxer.

5- Alfa Romeo Giulia GTA. O bólido com carroceria de alumínio garantiu muitas vitórias para a marca nas pistas. E é mais um carro italiano. E com um som único e hipnotizante. O que posso fazer se os caras têm sensibilidade automotiva e paixão de sobra por motores?

6- Passando para modelos mais acessíveis, porém igualmente divertidos, chegamos ao bom e velho motor VW boxer refrigerado a ar. O bloco com décadas de vida se aposentou há quatro anos, para a tristeza dos fãs. Mas não cansamos de ouvir seu ruído característico, especialmente se estiver equipado por um par de carburadores Weber.

7- Um bom seis cilindros em linha não poderia faltar nessa lista. Por isso escolhi o 250-S. O motor tem seguramente mais de uma centena de opções de veneno, vendeu como água e fez fama nas ruas. O Puma GTB e Opala SS representam o melhor exemplo para ilustrar sua força.

8- Outro campeão de preparações foi o famoso AP. Talvez sua maior característica seja a elasticidade e possibilidade de agüentar muito tranco. Basta observar as provas de arrancada, onde continua sendo possível assistir os valentes guerreiros de quatro cilindros com muita cavalaria riscando o asfalto.

9- Falei de carros, mas vou abrir exceção para uma motocicleta. A primeira versão da RD 350, com seu motor de dois tempos, fazia muita gente torcer o pescoço na rua. A “viúva negra” também fez muitas vítimas, porém merece um lugar nessa seleção.

10- E pra fechar a lista outro mito. Os bólidos da Matra equipados com mecânica V12 escreveram sua história nas pistas e rechearam de boas lembranças quem assistia sua passagem pela reta.

Logicamente ainda temos muitos roncos inesquecíveis e outras marcas de sucesso. E para o leitor, qual o som que não sai da sua mente?

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: