E não é que essa receita deu certo? O carro foi um sucesso de público e de crítica desde o lançamento, como mostra o teste exclusivo de Autoesporte em 1981, feito pelo jornalista Sérgio Duarte. “O Voyage mostrou-se extremamente dócil de ser dirigido”, dizia a reportagem, que elogiou bastante a novidade. “Perdendo a teimosia do Passat de sair de frente, o Voyage tem um controle de traseira mais rápido e seguro que o Gol e atingiu o ponto ótimo de equilíbrio”, dizia o texto original. Por isso é que o sedã recebeu nota 10 em estabilidade e uma média de 8,6 pontos.
Do Passat, o Voyage herdou o conjunto mecânico, o que inclui motor 1.5 refrigerado a água, de 78 cavalos brutos (SAE), acoplado ao câmbio manual de quatro marchas. Era o suficiente para atingir 149 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 16,6 segundos, conforme as medições feitas na época do lançamento. Apenas a título de comparação, os respectivos números de um Voyage 1.6 2011, conforme a fabricante, são 166 km/h e 13,1 segundos, considerando gasolina como combustível.
Com linhas retas, típicas de projetos dos anos 70, o sedã da Volkswagen tinha um aspecto conservador para não causar estranheza nos vários países da América do Sul em que foi vendido, como Argentina e Chile. Em 1982 foi eleito “Carro do Ano” pela revista Autoesporte e, no ano seguinte, ganhou motor 1.6 MD270, o mesmo do Passat TS, de 81 cv. Continuou com ele até 1986, quando passou a ser equipado com o AP600 e entrou para a linha de esportivos com motor 1.8 da Volkswagen, junto com Gol GT e Passat GTS Pointer.
A primeira reforma visual mais significativa veio apenas em 1987, quando ganhou para-choques envolventes, novos faróis e lanternas e jogos de rodas e calotas renovados. Mais um ano e o Voyage passou a ter novo interior. Com mais uma série de mudanças, passou a ter licença para ser vendido no exigente mercado norte-americano rebatizado como Fox. Para ter novos retoques visuais foi preciso esperar mais três anos. Entre os novos itens foram incluídos faróis trapezoidais e lanternas reestilizadas.
Foi com essa aparência que o Voyage deixou de ser fabricado, no final de 1995, depois de ter ganho algumas derradeiras versões, como a Special e a Sport 1.8S, para voltar totalmente renovado em 2008, tornando-se um dos sedãs pequenos mais vendidos no segmento que hoje temSiena, Fiesta, Prisma, Passion, Symbol e ainda ganhará mais integrantes. Confira abaixo as páginas do primeiro teste do Voyage feito por Autoesporte.
Foi com essa aparência que o Voyage deixou de ser fabricado, no final de 1995, depois de ter ganho algumas derradeiras versões, como a Special e a Sport 1.8S, para voltar totalmente renovado em 2008, tornando-se um dos sedãs pequenos mais vendidos no segmento que hoje temSiena, Fiesta, Prisma, Passion, Symbol e ainda ganhará mais integrantes. Confira abaixo as páginas do primeiro teste do Voyage feito por Autoesporte.
Fonte:Auto Esporte
Disponível em: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI200249-10142,00.html
Postado por: Ícaro Nunes (Largartixa Jr)
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