24 de jan. de 2011

A bordo do Charger de apoio da NASA a 200 km/h, na cola de um avião



No ano passado mostramos a vocês os Camaro, Mustang e Pontiac de apoio usados pela Força Aérea dos EUA para auxiliar o pouso dos aviões-espiões U2. Agora a NASA está apresentando sua nova versão: um Dodge Charger 2010 que atinge 200 km/h enquanto ajuda o primo civil do U-2 a pousar.
Em operação na Dryden Aircraft Operations na Califórnia, o ER-2 serve a pesquisas em altitudes elevadas; suas tarefas mais recentes incluem o estudo do derramamento de petróleo da plataforma Deepwater Horizon. Com envergadura de 32 metros, sem trem de pouso nas asas e um piloto em um traje espacial pressurizado, o ER-2 sofre dos mesmos problemas que fazem do U-2 um dos aviões mais difíceis de pousar. Com outro par de olhos cuidando da parte complicada os acidentes tornaram-se menos frequentes.
Os veículos de apoio, conduzidos por pilotos de aeronaves com total conhecimento sobre o que ocorre, aceleram na pista de pouso à medida em que o ER-2 vem descendo, informando a situação externa ao piloto do avião para que ele possa evitar que as pontas das asas toquem o chão. Logo depois de a Força Aérea ter adotado os carros de apoio, a NASA arrumou um muscle car para a tarefa, e o carro escolhido foram os Chargers com as especificações do modelo de polícia.
Aqui está um vídeo do piloto da NASA Jan Nystrom orientando um ER-2:

Fonte: jalopnik
Disponível em:http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: