5 de fev. de 2014

HB20X OU ETIOS CROSS: QUAL COMPRAR?

Qual dos novatos de visual aventureiro oferece o melhor pacote para você?

por GIULIA LANZUOLO
Toyota Etios Cross ou Hyundai HB20X: qual comprar? (Foto: Autoesporte)
A Hyundai lançou seu HB20 aventureiro em janeiro de 2013. Até então, a marca mirava o mercado abocanhado pelos Volkswagen CrossFox e Renault Sandero Stepway.
Meses depois, a montadora coreana é que esteve na mira da Toyota, que apresentou o Etios Cross, versão do hatch com visual fora de estrada. Agora, colocamos ambos em uma disputa para saber qual é a melhor opção.
Hyundai HB20X Toyota Etios Cross

Hyundai HB20X (Foto: Hyundai)
Toyota Etios Cross (Foto: Toyota)
PREÇO
A partir de R$ 49.325 A partir de R$ 46.790
MOTORIZAÇÃO
Motor 1.6 16V flex de 128/122 cv a 6 mil rpm e 16.5/16 kgfm aos 5 mil rpm. O câmbio é manual de cinco marchas. Motor 1.5 16V flex de 92/96,5 cv a 5.600 rpm e 13.9 kgfm a 3.100 rpm. O câmbio é manual de cinco marchas.
DESEMPENHO
O câmbio manual avaliado é bem escalonado, mas fique atento se optar pelo automático, que deve uma dose extra de precisão. Com 72 kg e 7 cm de altura a mais do que a versão hatch, apresenta maior inclinação em curvas e frenagens do que o irmão menor, mas aguenta melhor as valetas do que o Etios. Os 96,5 cvs combinados aos engates precisos da transmissão dão boa agilidade ao modelo, confortável e gostoso de guiar. Robustez à parte, ele não traz condições técnicas para encarar terra. Uma simples valeta faz a dianteira raspar. Mas quem realmente vai se enfiar no mato com um Etios?
PRINCIPAIS ITENS DE SÉRIE
Rodas de liga leve de 15 polegadas, ar condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, desembaçador e limpador do vidro traseiro, faróis de neblina, rádio com Bluetooth, MP3, USB e AUX, comandos de áudio e Bluetooth no volante, volante com regulagem de altura e profundidade e banco do motorista com regulagem de altura. Rodas de liga leve de 15 polegadas, ar condicionado, banco traseiro rebatível, direção elétrica assistida progressiva, travas e vidros elétricos, desembaçador e limpador do vidro traseiro, faróis de neblina, rádio com CD, MP3 e entrada USB.
ESPAÇO
Seus 2,5 metros de entre-eixos conferem bom espaço para quatro ocupantes. A posição mais curvada das pernas no banco de trás, porém, incomoda em longas viagens. O porta-malas tem bons 300 litros. Apesar do espaço regulado atrás, vence o Etios principalmente pelo bagageiro. Há boa área para as pernas e a cabeça de adultos altos, apesar do modelo ter entre-eixos de 2,46 m. A cabine, porém, fica apertada com cinco pessoas grandes. O porta malas é de 263 litros, 37 a menos que seu rival.
CONFORTO
O interior do HB20X é idêntido ao do HB20. Assim, virtudes como a boa ergonomia foram mantidas. Mas um volante mais "gordinho" melhoraria a empunhadura. A regulagem de altura e profundidade para o volante e de altura para o banco do motorista (ausentes no Etios) somam pontos positivos. A posição elevada de dirigir - aliada ao volante de base achatada, arco pequeno e boa empunhadura - torna a condução bem agradável. Também contribui o acerto macio das suspensões. O ponto negativo é que não há regulagem em altura para o banco do motorista.
ACABAMENTO
A aparência da cabine agrada, tanto na mescla de cores quanto nos encaixes das peças. Não há rebarbas visíveis, os comandos principais do painel ficam bem localizados e são intuitivos. Por fora, o belo aventureiro traz para-choques e grade dianteira redesenhados, além do conjunto de molas reforçado. Está longe de ser comparado ao Corolla. Há muito plástico de baixa qualidade na cabine e o velocímetro central dificulta a compreensão dos dados. Entre os apetrechos, estão faróis com máscara negra, borrachões nas laterais, molduras prateadas e barras longitudinais no teto.
CONSUMO
Segundo o Inmetro, o modelo faz 7,9/11,3 km/l na cidade, quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente. Já nas estradas, o modelo cumpre 8,8/12,5 km/l. Segundo o Inmetro, o modelo faz 8,5/12,4 km/l na cidade, com etanol e gasolina, respectivamente. Já nas estradas, o modelo cumpre 8,9/13,4 km/l.
SEGURANÇA
Conta com airbag duplo, freios ABS com EBD e fixação Isofix para cadeirinhas infantis. Traz airbag duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.
PREÇO DO SEGURO
Em média, R$ 1.673. Em média, R$ 1.691.
CESTA DE PEÇAS
R$ 2.553. R$ 1.963.
DESVALORIZAÇÃO
8,6% no primeiro ano. 9,7% no primeiro ano.
GARANTIA E PÓS-VENDA
Garantia de 5 anos. As três primeiras revisões, realizadas a cada 10 mil km, custam R$ 668,42. Garantia de 3 anos. As três primeiras revisões, realizadas a cada 10 mil km, custam R$ 667,95.
E NAS LOJAS?
A maior parte da lojas contatadas pela reportagem e gerenciadas pelo grupo CAOA seguem o preço de tabela. Vale garimpar carro de ano/modelo 2013/2014 em outras autorizadas. Mas se optar pelo modelo atual, espere sentado. As cores mais preteridas, como o Marrom Clay, chegam a 45 dias de espera. Os descontos são unânimes para o aventureiro da Toyota. O maior bônus encontrado por Autoesporte foi de R$ 1.090, em uma concessionária da capital paulista. Boas taxas são raridade, mas em uma das lojas foi possível negociar taxa zero por R$ 36 mil de entrada e o restante do valor quitado em 12 meses.
CONCLUSÃO
Vencedor. O HB20X tem mais envergadura para ostentar o visual cross graças à motorização superior e o desempenho mais satisfatório no rali diário das cidades. Conforto, espaço e acabamento deixam o rival japonês no chinelo. A taxa de desvalorização inferior mostra sua boa posição no mercado. Apesar de ser R$ 2.325 mais barato que o HB, este Toyota fica para trás diante do pacote completo de equipamentos e segurança do coreano. Honesto e gostoso de guiar, não deixa de ser uma boa compra, que gera gastos modestos com peças e combustível, sem falar no desconto extra nas lojas.


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