28 de jan. de 2014

Golf antigo está quase esgotado nas lojas

Restam poucas unidades, maioria na versão Sportline, com motor 1.6 flex

Por Marcelo Moura e Carlos Guimarães // Fotos: Divulgação

A Volkswagen finalmente encerra  a produção da geração 4,5 do Golf na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Mesmo com a chegada da sétima geração, em setembro, o antigo modelo aguentou firme, conviveu com o irmão mais novo e resistiu por três meses.

Porém, não é segredo para ninguém que o novo Golf terá produção nacional a partir de 2015 – a unidade paranaense recebeu um investimento de R$ 520 milhões e terá sua capacidade aumentada em 20%. Assim, a Volkswagen decidiu que era hora de tirar o antigo time de campo e esperar pela nacionalização do novo modelo.

Apesar de ter dado adeus à fábrica, o Golf 4.5 ainda dá seus últimos suspiros nas concessionárias. Pesquisando nas lojas das maiores cidades do País, constatamos que os aficionados pelo modelo antigo terão que correr se ainda quiserem levar um para a garagem: todas as concessionárias possuíam apenas uma ou duas unidades no estoque.
 
A variedade também era tão escassa quanto a quantidade. Apesar de a marca oferecer quatro versões em seu site (1.6, 2.0 Tiptronic, Sportline 1.6 e Sportline 2.0 Tiptronic), a maioria esmagadora das lojas contava apenas com a versão 1.6 Sportline. A exceção ficou por conta de uma concessionária paulista que tinha somente a configuração Sportline 2.0 Tiptronic.
A versão básica também não foi encontrada: todas as unidades restantes eram configuradas com o Módulo Limited Edition II, que traz teto solar, rodas de liga leve de 17 polegadas, bancos com formato esportivo e revestimento em couro, tem preço sugerido de R$ 63.755 na versão 1.6 com pintura metálica.  Já a versão 2.0 com os mesmos opcionais e pintura metálica custa R$ 69.225.
Golf
Compensando a falta de opções, o modelo foi encontrado com descontos bem interessantes, principalmente para quem não liga para o abismo entre a geração antiga e a atual.  O valor mais baixo encontrado pela versão 1.6 Sportline Limited Edition foi R$ 57 mil, quase R$ 7.000 abaixo da tabela, enquanto o desconto médio ficou na casa dos R$ 2,000.
Já a única loja que oferecia a configuração 2.0 Sportline Limited Edition contava com uma oferta tão interessante quantos as outras: R$ 63 mil, ou seja, R$ 6.225 abaixo do preço de tabela.

 O adeus ao Golf 4,5
A Volkswagen não fez nenhuma questão de divulgar o fim da produção da versão reestilizada da quarta geração do Golf em São José dos Pinhais (SP), lançada em abril de 2007. Foram quase sete anos de espera para a chegada do Golf VII, por enquanto trazido da Alemanha, mas que já está com a produção na fábrica paranaense confirmada para o ano que vem. Durante todo esse tempo em que o Golf 4,5 (como também é conhecido) esteve à venda no Brasil, a marca lançou algumas versões especiais para manter o carro atraente.

Uma das séries foi a Black, com apelo esportivo, assim como a Silver. Houve também a versão GT e a saudosa GTI, equipada com motor 1.8, turbo, que podia render até 193 cv quando abastecido com gasolina Podium, de alta octanagem. 
Por algum tempo, rivalizou com o Honda Civic Si o título de carro mais potente fabricado no Brasil, até ser descontinuado, em fevereiro de 2009. Mas não conseguiu atingir o sucesso de vendas esperado, já que teve que enfrentar a forte concorrência, principalmente a primeira geração do Hyundai i30. 

O Golf 4,5 foi apenas uma versão reestilizada da quarta geração, lançada na Europa em 1998 e que teve o início da produção no Brasil no ano seguinte. Na época, dividia a plataforma com o Audi A3. Deixou a linha de montagem como um dos modelos mais admirados que a Volkswagen fez no Brasil, embora também tenha ficado famoso pelo alto preço do seguro. Confira na  acima alguma imagens que mostram a quarta geração do Golf, que deixa de ser produzida, bem como as versões mais raras do reestilizado 4,5.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado! Disponível no(a):http://caranddriverbrasil.uol.com.br

Nenhum comentário: