2 de dez. de 2013

Teste: Chevrolet Spin 2014 – Melhor que a encomenda

Fotos: Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias
Teste: Chevrolet Spin 2014 – Melhor que a encomenda
Chevrolet Spin toma conta do segmento de minivans e supera vendas de Meriva e Zafira

Substituir dois veículos e manter a média de vendas não é uma tarefa simples. Foi esta a missão que a Chevrolet reservou para a Spin. Em junho de 2012, a marca norte-americana lançou no modelo no mercado para aposentar Meriva e a Zafira. A idéia era vender 3 mil unidades mensais, 20% mais que a soma das antecessoras. Nestes 18 meses, a Spin reinou no segmento, com 53 mil veículos no período. Em outubro, registrou sua maior média, com 4.487 unidades. Para manter esse bom desempenho, a General Motors tratou de incluir na linha 2014 de seu monovolume o difundido sistema multimídia My Link, de série na “top” LTZ, de sete lugares.
Já presente em quase todo line-up da Chevrolet – ficam de fora Agile, Celta e Classic –, o My Link pôe a Spin na tendência de conectividade, bastante fortalecida em 2013. O dispositivo tem uma tela LCD de sete polegadas sensível ao toque capaz de reproduzir fotos, vídeos, músicas, aplicativos de smartphones, além de fazer ligações pelo celular via Bluetooth. À parte de todas estas funcionalidades, o sistema executa funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA.



A Spin segue com as duas configurações LT e LTZ, mas os preços iniciais aumentaram. Agora a Chevrolet cobra R$ 46.190 pela configuração de entrada – R$ 1.600 a mais – com câmbio manual. Com transmissão automática de seis relações, piloto automático e rádio AM/FM/CD/MP3, entrada USB e Bluetooth, a versão LT sobe para R$ 52.890 – contra R$ 49.690 do modelo 2013. Já na LTZ, a diferença é mais significativa, por causa da adição do My Link e sensor de estacionamento. Os preços são de R$ 55.490 com câmbio manual e R$ 59.190 com automático de seis marchas – R$ 4.500 a mais.
Outra diferença marcante entre as versões é a arrumação do espaço interno. A LT tem mais “cara” de Meriva, com cinco lugares e um bom espaço no bagageiro. Para a LTZ a Chevrolet reservou a configuração para quem quer um carro com mais características de Zafira, ou seja, sete lugares. Os dois assentos extras são obrigatórios e fixados no piso. Eles só podem ser rebatidos e dobrados com um simples mecanismo de puxar duas “cordinhas”. Configurada para cinco ocupantes, o carro ganha espaço e o porta-malas leva bons 550 litros. Para carregar mais gente, a mala é “sacrificada” já que os bancos “roubam” parte da capacidade, que vai  para 162 litros. A motorização segue intacta. Todas as versões são empurradas pelo propulsor flex 1.8 litro. Ele rende 108 cv com etanol e 106 cv com gasolina, sempre a 5.400 rpm. O torque máximo de 17,1 kgfm é atingido a 3.200 rotações.
 

Impressões ao dirigir
 
Tamanho família
 
O design não é o forte da Spin, mas o conjunto mecânico é bem interessante. O motor 1.8 e seus  108 cv de potência são mais que suficientes para tirar a Spin do lugar. A transmissão automática de seis velocidades até faz trocas suaves e rápidas, mas parece ser moderna demais para o motor. As primeiras marchas são longas e o conta-giros vai até as 3 mil rpm para efetuar a mudança. Quando o pedal da direita é pressionado com decisão, o sistema fica confuso e hesita na hora de reduzir uma ou duas marchas. Por se tratar de um veículo familiar, o acerto da suspensão é macio e transmite conforto para quem vai dentro. Mas pelo fato de ser “altinho”, em curvas mais fechadas, a carroceria rola um pouco. Em trajetos urbanos ou até em velocidades mais altas, a estabilidade é boa e a Spin não pede correções na trajetória.
 
Dentro, a novidade é o sistema My Link. Ele passa um aspecto moderno ao habitáculo, que tem um excesso de superfícies plásticas, mas traz arremates corretos. A dupla tonalidade dos bancos e do painel evita a monotonia no desenho do interior. A posição de dirigir elevada, mesmo no ajuste mais baixo, dá um certo domínio sobre o trânsito em torno e a boa altura do modelo fornece espaço suficiente para cabeça e ombros. Para chegar nos sete lugares, no entanto, os ocupantes da segunda fileira foram levemente sacrificados, enquanto os dois assentos da terceira fileira só admite mesmo crianças.
 


Ficha técnica
 
Chevrolet Spin LTZ
 
Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.796 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção multiponto.
Transmissão: Câmbio automático de seis velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não possui controle de tração.
Potência máxima: 108/106 cv a 5.400 rpm com etanol/gasolina.
Torque máximo: 17,1/16,4 kgfm a 3.200 rpm com etanol/gasolina.
Diâmetro e curso: 80,5 mm X 88,2 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Traseira semi-independente por eixo de torção e barra estabilizadora. Não possui controle de estabilidade.
Pneus: 195/65 R15.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. ABS de série.
Carroceria: Monovolume em monobloco com quatro portas e sete lugares. Com 4,36 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,66 m de altura e 2,62 m de distância entre-eixos. Airbag duplo frontal de série.
Peso: 1.255 kg.
Capacidade do porta-malas: 550 litros ou 162 litros com a terceira fileira de bancos abaixada.
Tanque de combustível: 52 litros.
Produção: São Caetano do Sul, São Paulo. 
Lançamento no Brasil: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado, direção hidráulica, ABS, EBD, airbag duplo, vidros e travas elétricas, ajuste de altura do banco do motorista e rodas de 15 polegadas, sistema multimídia  My Link com rádio/CD/MP3/Bluetooth, computador de bordo, sensor de estacionamento, rack de teto e terceira fileira de bancos.
Preço: R$ 59.190.










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