28 de dez. de 2013

Teste: Chevrolet Corvette Stingray - Sexagenário sexy

Fotos: Divulgação
Teste: Chevrolet Corvette Stingray - Sexagenário sexy
Sem deixar seus 60 anos de história de lado, Chevrolet Corvette injeta modernidade em sua sétima geração

Em 30 de junho de 1953 surgiu uma lenda automotiva mundial, o primeiro Chevrolet Corvette. Sessenta anos depois, o modelo “ reencarna ” em sua sétima geração e continua a surpreender. Para a até então versão única, a Chevrolet resgatou o tradicional sobrenome Stingray, que segundo a marca, denomina o equílibrio entre tecnologia, performance e o visual arrojado. E esse três fatores o “ Vette ” tem de sobra. O modelo é dotado de uma inédita modernização, a começar pelas partes que ficam escondidas. Caso da estrutura, que agora é toda feita em alumínio e 57% mais rígida que a do predecessor. Além da plataforma, a marca norte-americana usou o mesmo material nas suspensões e apliques na carroceria, que também tem inserções de fibra de carbono para ajudar na redução do peso. A aplicação do alumínio em larga escala permitiu a diminuição total do peso em mais de 60 kg – para um total de quase 1.500 kg.
O visual é outro aspecto que sofreu uma mudança radical, mas seguiu a clássica disposição dos Corvette: capô longo e traseira curta. Esta sétima geração apresenta linhas mais retas. A Chevrolet garante que isso melhora a aerodinâmica e a eficiência geral do carro. Na traseira, destaque para o escapamento com quatro saídas. Na parte mecânica, mais alterações. A Chevrolet “ implantou ” o novo motor V8 6.2 capaz de entregar 460 cv de potência e 64,2 kgfm de torque. Ele também traz algumas modernidades como injeção direta de combustível, controle variável de válvulas e até sistema de desativação de cilindros sob demanda, para redução do consumo. De acordo com dados da fabricante, o novo Corvette tem média de 7,2 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada.
Outra novidade que a Chevrolet incorporou foi na transmissão. Agora a marca norte-americana oferece um câmbio manual de sete velocidades para explorar ainda mais o lado esportivo do modelo. Ele vem uma central eletrônica que adapta automaticamente as rotações do motor para o engate da próxima marcha – tanto para aumentar ou reduzir – chamado Active Rev Matching. Isso se traduz em trocas mais suaves e sem trancos. Já a transmissão automática de seis relações com paddle-shifts no volante segue intacta. Segundo a Chevrolet, o Corvette Stingray sai da inércia e atinge os 100 km/h em apenas 3,8 segundos – desempenho a altura de Porsche e Ferrari.
Para “ domar ” o novo Stingray, a fabricante refinou a dinâmica do modelo. A suspensão magnética adaptativa foi melhorada e agora está com reações 40% mais rápidas. Novos amortecedores também foram usados e há opção de um diferencial de escorregamento limitado sempre para manter o carro estável nas curvas. O Corvette também possui diversos ajustes de condução. Segundo a GM, são 12 parâmetros de configuração do carro dependendo do cenário, que incluem desde visual do painel de instrumentos, respostas do acelerador e direção, controle de tração e firmeza da suspensão até o barulho do escapamento.
A Chevrolet também dedicou bastante tempo do projeto ao habitáculo. E ele visa privilegiar quem está no comando do veículo, mas sem perder o ar “ rústico ”. O volante está menor para melhorar a pegada e o painel de instrumentos é formado por duas telas de LCD que podem assumir diferentes formas. Um exemplo de quanto a cabine e o console central são voltados para a pilotagem é que o controle do ar-condicionado do passageiro fica à sua frente, perto de uma saída de ar, longe do console central e dos comandos vitais do esportivo
Primeiras impressões
Modernidade à prova

Cidade do México/México - É agradável dirigir o Stingray. Os bancos são confortáveis e é extramamente fácil achar a posição ideal de condução com as regulagens elétricas. O modelo é suave em circuito urbano. Mas quando é exigido, a resposta vem à altura. O motor V8 de 460 cv é uma obra-prima e vem acoplado a uma transmissão automática de seis relações onde a reação vem imediata ao pressionar o pedal da direita. Operado no modo manual por “ borboletas ” atrás do volante, o “ feedback ” é mais lento, mas ainda sim o Corvette mostra um enorme fôlego. A estrutura é muito mais rígida e a carroceria não torce como na geração anterior. 
Além de oferecer potência e esportividade, o Corvette ainda tem um sistema de desativação de cilindros. Quando não estão sendos usados, através do botão Eco, quatro deles são desligados automaticamente. O design também atende à necessidade de um menor arrasto aerodinâmico, que contribui para a redução do consumo de combustível.
O interior é outra parte que chama atenção. Ele oferece uma experiência puramente esportiva e é voltado especialmente ao condutor. O painel de instrumentos é totalmente configurável e é possível mudar as informações exibidas de acordo com os 12 modos de condução selecionados a partir de um botão no console central. O novo “ Vette ” ainda fornece informações valiosas para aqueles que realmente sabem o que a força “ G ”, pressão de óleo e água servem. Provavelmente só serão usados quando o dono estiver apresentando o carro para seus amigos.
Ficha técnica
Chevrolet Corvette Stingray
Motor: A gasolina, dianteiro, 6.2 litros, com oito cilindros em “V”, duas válvulas por cilindro. Injeção direta de combustível.
Transmissão: Câmbio manual de sete marchas a frente e uma ré ou automática de seis relações a frente e uma ré. Tração traseira. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 460 cv a 6 mil rpm.
Torque máximo: 64,2 kgfm a 4.600 rpm.
Velocidade máxima: Não divulgada.
Aceleração 0-100 km/h: 3,8 segundos.
Diâmetro e curso: 103.12 mm X 91.95 mm. Taxa de compressão: 11.5:1.
Suspensão: Dianteira com braço e molas transversais, barra estabilizadora. Traseira com braço e molas transversais e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 245/40 R18 na frente e 285/35 R19 atrás. (245/35 R19 na frente e 285/30 R20 com pacote Z51)
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS de série.
Carroceria: Coupé em monobloco de duas portas e dois lugares. Com 4,49 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,24 m de altura e 2,71 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e do tipo cortina de série.
Peso: 1.496 kg.
Capacidade do porta-malas: 425 litros.
Tanque de combustível: 70 litros.
Produção: Kentucky, Estados Unidos.
Lançamento mundial: 2013.
Itens de série: airbags frontais e laterais, sistema de som Bose com nove alto-falantes, sistema multimídia My Link com rádio AM/FM, entrada USB, Bluetooth e tela de oito polegadas sensível ao toque, ar-condicional automático dual zone, controles eletrônicos de estabilidade e tração, keyless, botão start/stop, câmara de ré e vidros elétricos.
Preço: US$ 51 mil – o equivalente a R$ 121 mil.



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