29 de nov. de 2013

Teste: Toyota Etios Sedan 2014 - Mudança superficial

 Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias
Teste: Toyota Etios Sedan 2014 - Mudança superficial
Toyota promove retoque no interior do Etios para tentar emplacar no segmento de sedãs compactos

O Toyota Etios sedã está longe de ser um sucesso de vendas. Mas a racionalidade intrínseca aos modelos da marca japonesa também tem seus seguidores. Lançado no fim de 2012 com design conservador e interior excessivamente despojado, a expectativa da Toyota era alcançar 2 mil unidades/mês – intimidada pelos lançamentos de concorrentes mais modernos como o Chevrolet Prisma e o Hyundai HB20S na mesma época.
Para sair das 800 unidades do início e superar as 2.300 vendas em outubro passado, a Toyota teve de se mexer. Reduziu preço, investiu em publicidade e, por fim, promoveu mudanças no interior. Uma pesquisa apontou que 45% dos potenciais clientes deram o acabamento como motivo para desistir da compra. As alterações na linha 2014 tiveram como foco deixar o habitáculo mais palatável.
A mudança mais vistosa foi no console central. Saiu o plástico simples de cinza para dar lugar a uma cobertura em preto brilhoso, chamada de “total black”. Novos revestimentos para os bancos também contribuem para melhorar a impressão sobre o Etios. O conjunto de instrumentos, embora siga centralizado, ganhou nova iluminação e grafismo, na cor azul. As modificações na cabine são completadas pelas maçanetas internas das portas em prata fosco, novos botões do comando do ar-condicionado e anéis cromados nas saídas do ar-condicionado e na manopla do câmbio. Na configuração topo XLS, ainda traz volante multifuncional de base reta e revestido em couro. Não foi desta vez que o sistema de som ganhou Bluetooth, travamento automático das portas, ajuste de altura dos bancos ou retrovisores elétricos. Pelas alterações a Toyota agora cobra R$ 44.990 na versão topo – um aumento de R$ 1.590.
As características que defendem o lado racional do modelo permaneceram intactas. Foram, aliás, até reforçadas pelo último relatório do Cesvi – Centro de Experimentação e Segurança Viária –, que aponta o modelo japonês como o sedã compacto com o menor índice de reparabilidade à venda no mercado brasileiro. Além do custo baixo na hora do conserto em casos de colisões comuns, o Etios também é o que fica menos tempo dentro da concessionária para o reparo.
Outro ponto que segue igual é o propulsor 1.5 litro 16V com comando duplo no cabeçote, gerenciado por um câmbio de cinco marchas. Ele rende 92/96,5 cv de potência com gasolina/etanol e 13,9 kgfm de torque com qualquer combustível. No Programa Brasileiro de Etiquetagem do InMetro, o sedã mostrou todo seu pragmatismo: obteve classificação “A” no segmento e “B” no geral, com média de 8,4 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol e 11,9 km/l na cidade e 14,0 km/l na estrada com gasolina.    
Impressões ao dirigir
Paradoxos da razão
O Toyota Etios sedã é um carro simples e controverso. O design e o acabamento interno são sem graça. Coisa que não incomoda muito a marca japonesa. Tanto que, apesar das inúmeras críticas, externamente ela mudou a o desenho do retrovisor. Pelo menos no interior a Toyota decidiu dar “um lustre” no visual conservador do Etios. Com um ano de mercado brasileiro, o interior do sedã – e também do hatch  – passou por transformações. O princiapl foi acabamento em black piano do console central, que “levantou” no ambiente. Elogiável mesmo no Etios sedã é o espaço interno. Cinco pessoas viajam sem apertos no modelo com boa área para acomodar as pernas. O porta-malas também é digno de nota: exuberantes 562 litros. 
Por outro lado, desde sempre o conjunto mecânico do Etios foi digno de elogios. No caso do sedã, o propulsor 1.5 litro anima o carro com bastante desolvoltura – ajudado pelo baixo peso de 945 kg. O entrosamento com a transmissão manual de cinco marchas de encaixes precisos, também ajuda no fôlego do compacto da Toyota. O torque de 13,9 kgfm a 3.100 rotações, regime relativamente baixo, resulta em boas arrancadas e retomadas. Ao encarar os desníveis das ruas brasileiras, a Toyota acertou na suspensão. Ela filtra bem as imperfeições e protege os ocupantes. A direção não é muito comunicativa, o que não chega a ser um problema no trânsito mas deixa o modelo um tanto impreciso em velocidades altas.

Ficha técnica
Etios sedã XLS
Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.496 cm³, quatro cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando no cabeçote. Injeção multiponto e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 92 cv com gasolina e 96,5 cv com etanol a 5.600 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 11,3 segundos
Torque máximo: 13,9 kgfm com gasolina e etanol a 3.100 rpm.
Diâmetro e curso: 75 mm X 84,7 mm. Taxa de compressão: 12,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com triângulos inferiores. Traseira com rodas semi-independentes com eixo de torção e barra estabilizadora. Não oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 175/65 R15.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás com ABS. 
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares com 4,26 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais. Não oferece airbags laterais nem de cabeça.
Peso: 945 kg.
Capacidade do porta-malas: 562 litros.
Tanque de combustível: 45 litros.
Produção: Sorocaba, Brasil.
Lançamento mundial: 2010
Lançamento no Brasil: 2012.
Itens de série: Airbags frontais, luz indicadora de portas abertas, freios ABS, direção elétrica, desembaçador traseiro, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, conta giros, rádio/CD/MP3/USB, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, alarme com acionamento à distância.
Preço: R$ 44.990.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: