2 de out. de 2013

Teste: Peugeot 308 faz disputa de fronteira

  Fotos: Divulgação
Teste: Peugeot 308 faz disputa de fronteira
Peugeot lança na França o novo 308, feito à semelhança de rivais alemães

 
O 308 já pode ser considerado um dos carros mais singulares na história da Peugeot. A segunda geração do hatch médio, que acaba de ser apresentada na França, é o primeiro modelo da marca francesa a não ostentar uma nova nomenclatura em todos os 131 anos que a Peugeot fabrica automóveis. Depois de lograr bastante sucesso com o compacto 208 e o utilitário 2008, a marca do leão volta suas atenções para um dos segmentos mais competitivos na Europa, que recebeu recentemente novidades de peso, como o Volkswagen Golf. Para competir com as referências do mercado, a marca se concentrou em aspectos como eficiência, design, prazer ao dirigir e qualidade construtiva do produto.
 
O aumento na eficácia do conjunto se deve muito pela nova plataforma que dá base ao 308. A estrutura modular EMP2 permitiu uma redução de até 140 kg no peso total do carro. As dimensões ligeiramente mais enxutas também contrubiram. No entanto, mesmo menor, a Peugeot conseguiu aproveitar melhor o espaço interno, com dimensões maiores no habitáculo e um vasto porta-malas de 470 litros. Além disso, o peso menor influi diretamente no consumo e emissões de poluentes.
 
 
O visual é indisfarçavelmente inspirado nos rivais alemães. Ele perdeu bastante do ar “felino” dos antecessores e ganhou contornos mais arredondados e discretos. O perfil ficou mais elegante e definitivamente refinado. A altura menor – com 1,46 metro – confere maior esportividade ao conjunto. Por dentro, a Peugeot “limpou” o painel e reduziu drasticamente o número de botões, concentrando as funções na tela sensível ao toque de nada menos que 9,7 polegadas, semelhante à do 208. O hatch médio também usa a configuração de cluster de instrumentos visível por fora do aro do volante – com direito a conta-giros com escala invertida.
 
Para tentar conquistar o exigente consumidor europeu, a Peugeot investiu em itens de série para o 308. Desde o mais básico, o hatch já vem com itens como ar-condicionado, controle eletrônico de estabilidade e airbags frontais, laterais e de cortina desde as versões mais baratas. Sob o capô, duas opções de motor a gasolina, um novo 1.2 litro de três cilindros e 82 cv e o conhecido 1.6 litro turbo em variantes de 125 cv e 155 cv. Além deles, um 1.6 litro diesel HDi com 92 cv ou 115 cv. Os mais fracos sempre com câmbio manual de cinco marchas, enquanto os mais potentes com um manual de seis. Por enquanto, nenhuma opção automática aparece na gama francesa. Os preços na Europa começam nos 17.800 euros – equivalentes a cerca de R$ 54.200. Não há previsão de lançamento da nova geração do 308 no Brasil, mercado onde a geração anterior foi apresentada no início de 2012.
 
 
Primeiras impressões

Sotaque germânico

Sochaux/França – Logo ao entrar no novo 308, é nítida a diferença em relação à geração anterior. O volante pequeno chama atenção e permite um bom controle das reações do carro graças à relação bem direta com as rodas. A posição de dirigir é corretamente acertada e os mostradores posicionados por fora do aro do volante – assim como o menor 208 – têm boa visualização. O painel “clean” ainda ajuda na boa sensação de espaço interno.
 
As duas versões do motor THP de 1.6 litro, com 125 cv ou 155 cv cumprem bem a função de empurrar o hatch sem dificuldades. No entanto, o 308 em sua forma “civil” tem um acerto mais suave e se comporta melhor com uma tocada menos entusiasmada. Os motores a gasolina têm funcionamento silencioso e permitem uma condução fluida. Mesmo com um bom comportamento dinâmico em geral, ele não tem um tempero propriamente esportivo. Mas, em diversos detalhes, a percepção geral é de maior consistência em relação ao 308 anterior.
 
Já os diesel, também 1.6 litro, com 92 e 115 cv são até mais divertidos, graças ao torque de 23 kgfm na variante mais fraca e 27 kgfm no mais forte. Disponível a baixas 1.750 rotações, o bom torque dos propulsores diesel ajuda a deixar o racional 308 bem mais descontraído e animado. Seja em perímetro urbano ou nas pacatas estradinhas em torno de Souchaux, na França.
 
 
Ficha técnica

Peugeot 308 Allure THP 155
 
Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, turbocompressor, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de seis velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 155 cv a 6 mil rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 8,0 segundos.
Velocidade máxima: 215 km/h.
Torque máximo: 24,0 kgfm a 1.400 rpm.
Diâmetro e curso: 77,0 mm x 85,8 mm. Taxa de compressão: 11,0:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira por eixo de torção, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 205/55 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Hatch em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 4,25 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,46 m de altura e 2,61 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.165 kg.
Capacidade do porta-malas: 470 litros.
Tanque de combustível: 53 litros.
Produção: Sochaux, França.
Lançamento mundial: 2013.
Itens de série: Ar-condicionado bi-zona, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores rebatíveis eletricamente, rádio MP3/USB/Bluetooth com tela sensível ao toque de 9,7 polegadas, navegador com GPS, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, direção elétrica, freios ABS, controle de estabilidade, airbags frontais, laterais e de cortina, regulagem de altura para o volante, controlador de velocidade de cruzeiro, rodas de liga leve de 16 polegadas, freio de estacionamento elétrico. Opcionais: Rodas de liga leve em 17 polegadas, alarme perimétrico, câmara de ré, monitor de ponto-cego, leitor de CD Player. 
Preço na Europa: 25.400 euros, cerca de R$ 77.300.
 
 

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