2 de out. de 2013

Iracemápolis - conheça a cidade aonde a Mercedes vai fazer sua fábrica

Fotos: Divulgação
Iracemápolis - conheça a cidade aonde a Mercedes vai fazer sua fábrica Pequena cidade paulista foi escolhida pela fabricante alemã para abrigar sua fábrica de automóveis no Brasil

Haverá muito o que comemorar em Iracemápolis neste ano. Além da tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida, no próximo dia 12, a cidade do interior paulista festeja os 60 anos de emancipação no dia 31 de dezembro. Mas esta terça-feira, 1º de outubro, certamente entra no calendário iracemapolense como a data mais importante do ano. O anúncio da Mercedes-Benz, que confirmou Iracemápolis como sede de sua nova fábrica de automóveis, coloca a cidadezinha no mapa-mundi da indústria automotiva. Além de gerar investimentos de cerca de R$ 500 milhões para o município.


Entrada do município de Iracemápolis

Situada ao Norte de Piracicaba – onde a Hyundai instalou a fábrica que produz a linha HB20 –, Iracemápolis é uma típica cidade do interior paulista. Administrada pelo prefeito Valmir Gonçalves de Almeida, do PT, tem apenas 20 mil habitantes – o que significa que a Mercedes-Benz fará anualmente um carro por habitante do município, quando atingir a meta de 20 mil veículos por ano. Conhecida como "a cidade dos lábios de mel", Iracemápolis abriga também a Usina Iracema, uma das principais refinarias de açúcar do país. A produção gera enorme rotatividade de trabalhadores temporários, cuja quantidade oscila de acordo com a safra do açúcar. Essa sazonalidade populacional prejudica um planejamento adequado nas áreas de saúde, transporte e habitação. A fábrica da Mercedes deve ajudar o município a se estabilizar melhor nesse sentido, já que serão criados cerca de 1.000 novos empregos diretos, além de 3 mil novos postos pelos fornecedores.

Cortada pelas rodovias SP-151, SP-306 e SP-147, Iracemápolis está a 170 km da capital. Apesar de não ter o turismo como vocação, a cidade conta com alguns atrativos, como a Fazenda Morro Azul – cuja propriedade também é reivindicada pelo município de Limeira, do qual Iracemápolis fazia parte até a emancipação. A fazenda pertenceu ao Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, um dos defensores da Independência do Brasil. A cidade, inclusive, relaciona-se com a história do país exatamente por Manoel Jordão, que ofereceu seu capital para reposição do dinheiro do Banco do Brasil, quando a instituição teve os cofres esvaziados pela Família Real no momento de seu retorno a Portugal. É conhecida também como a "Casa de Dom Pedro II", por ter hospedado duas vezes o imperador do Brasil. Entre os principais pontos de encontro dos iracemapolenses estão as praças da Matriz e João Paulo II – onde fica a Igreja de Nossa Senhora Aparecida. A Igreja Jesus Crucificado, construída em 1954, também contribui para o visual bucólico de Iracemápolis.


Sede da Fazenda Morro Azul


Igreja Jesus Crucificado


Igreja de Nossa Senhora Aparecida

Da linha de produção de Iracemápolis sairão a nova geração do Classe C – que deve aparecer oficialmente no próximo Salão de Detroit – e o jipinho GLA. E o GLA é uma das grandes apostas da Mercedes-Benz para o mercado nacional. Feito na plataforma do Classe A, ele também usa a mesma oferta de motores. Ou seja, por aqui, deve ter um 1.6 turbo de 156 cv. Antes disso, o GLA chega importado ao Brasil em 2014 com preço na faixa dos R$ 100 mil, pronto para brigar com o BMW X1. Com a fábrica de automóveis, a Mercedes-Benz será a única empresa atuante em todos os segmentos de mobilidade no Brasil – carros, caminhões, ônibus e vans. Os primeiros Mercedes-Benz "made in Iracemápolis" saem da linha de produção em 2016.


Praça João Paulo II


Praça da Matriz


Represa Municipal de Iracemápolis


Lagoa do Centro de Lazer dos Trabalhadores


Mercedes-Benz GLA será o primeiro da marca "made in Iracemápolis"
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/

Nenhum comentário: