1 de out. de 2013

Informes do novo Ka: motor ECOnetic, nome definido, consumo campeão e vendas na EuropaInformes do novo Ka: motor ECOnetic, nome definido, consumo campeão e vendas na Europa


Novo Ka aeroporto
Após o lançamento do novo Focus, que chega às revendas brasileiras em novembro nas versões hatch e sedã, a Ford foca seus esforços para a estreia do novo compacto da marca, tratado internamente como projeto B562, previsto para meados de 2014.
Você que acompanha o Blog já conferiu aqui diversos detalhes do modelo, como as projeções e os primeiros flagras, mas agora descobrimos mais algumas “coisinhas” com nossos informantes.
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O primeiro ponto é que, assim como o EcoSport, o desenvolvimento do projeto do novo Ka é brasileiro. Ao contrário do que chegamos a publicar, de que o carro estava sob a tutela da Ford alemã, o projeto está sendo tocado em Camaçari (BA), por designers e engenheiros brasileiros. Segundo fontes ligadas à marca, o protótipo flagrado na Alemanha passou por lá apenas para testes específicos.
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Outra novidade: também como o Eco, a nova geração do Ka será vendida na Europa – provavelmente vinda da produção na China e na Índia. O modelo fará parte, portanto, do plano One Ford de ter apenas carros globais na linha. Mas a primazia de vender o modelo caberá ao mercado brasileiro, com o lançamento em outros países na sequência – da mesma forma como aconteceu com o EcoSport, que só chegará a Europa ano que vem.
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A Ford está trabalhando no novo hatch para ser o carro mais econômico do Brasil, pelos critérios do Inmetro. “Hoje, nossas medições indicam ele conseguiria este posto, mas temos de esperar o lançamento do VW Up!”, revela uma fonte. O novo Ka será responsável por estrear, no Brasil, o motor 1.0 ECOnetic (três cilindros e 12 válvulas) que a marca oferece para o New Fiesta em alguns mercado europeus. Por lá, o propulsor gera 80 cv, mas por aqui espera-se um pouco mais devido à injeção flex. A outra opção de propulsor, para as versões mais caras, será o Sigma 1.5 16V do New Fiesta, com 111 cv. Tanto os carros 1.0 quanto os 1.5 terão câmbio apenas manual.
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Quanto ao nome definitivo do B562, a Ford ainda faz mistério – embora já tenha escolhido o batismo oficial. Pelo que apuramos, a marca encomendou uma pesquisa com seis opções – incluindo o próprio Ka, New Ka e Figo. Este último foi duramente rejeitado por aqui, mas deve ser mantido na Índia, onde o Figo atual é uma versão reestilizada do velho Fiesta, que será substituído pelo novo compacto naquele mercado. No Brasil, o atual Ka sai de linha e o Fiesta Rocam será mantido apenas na versão hatch, reposicionado como modelo de entrada.
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O “New Ka” atuará numa faixa de R$ 30 mil a R$ 45 mil (incluindo os modelos hatch e o inédito sedã). Uma das possibilidades que a Ford está avaliando é ter o ar-condicionado como item de série desde a versão básica, seguindo a linha do Hyundai HB20. A decisão, segundo soubemos, depende de um bom acordo de preços com o fornecedor.
Fotos Robson B. Carvalho/UOL
Projeções Maurício Alves

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