21 de set. de 2013

Quem está por trás desses anuncios falsos no Mercado Livre?


Golpe-Mercado-Livre
É bem provável que você conheça alguém que já teve problemas em compras no Mercado Livre. Talvez você mesmo. A reputação do site nunca foi das melhores entre os internautas — seja por permitir produtos de origem duvidosa, ou pelo seu método de comunicação unilateral com o cliente. Mas como ele é, na prática, a única opção (ou ao menos a maior) para vender algo na rede, as pessoas aceitam os termos e a qualidade do serviço.

A predominância do Mercado Livre também atrai muitos golpistas, que estão sempre inovando e inventando histórias criativas para passar a perna nos usuários mais ingênuos. É sobre esse tipo de golpe que quero falar neste post. 
Procurar carros interessantes no Mercado Livre é a base dos nossos Achados Meio Perdidos, e em uma dessas buscas encontrei o anúncio de um raro Smart Roadster de Fortaleza/CE. Parecia o carro perfeito para nossa seção, exceto pelo preço: R$ 16.500.
Jalopnik- 2013-09-21 às 09.49.42
Com a certeza de estar diante de uma tentativa de golpe, enviei uma mensagem, perguntando se seria possível ver o carro pessoalmente. A resposta chegou três dias depois:
Olá,
Desculpe pelo atraso na resposta, mas estou na Argentina, no momento e eu estive ocupado. De qualquer forma, obrigado pelo seu interesse em comprar o carro. Porque o
preço é tão baixo, então eu estou passando por um divórcio, e eu tive que mudar para a Argentina. Tudo o que eu quero fazer agora é vender o carro a esse preço, porque
eu tenho para vender rápido (eu fiz um depósito aqui para comprar outro). o título é limpo e você vai ter absolutamente nenhum problema para registrar o carro. O carro
tem 103.400 km, perfeito estado, nenhum arranhão e não foi envolvido em um acidente. O interior parece ótimo (não fumar).
Eu quero essa transação sem problemas, como eu estou preso no meio de alguns eventos muito importantes e têm pouco tempo à minha disposição.
Agora eu tenho um monte de e-mails,então eu espero que você entenda que eu tenho que resolver. O preço é de Brasilian Reais 16.500. Este é o meu último preço. 
Eu não vou negociar o preço. Além disso, levar em consideração apenas os compradores que estão realmente interessados em comprar o carro, 
para ter certeza que eu não perco meu tempo com discussões intermináveis.
Então, se você estiver interessado por favor me escreva.
Saudações!
Maria Dias Ferreira
Notem que: 1) minha pergunta não foi respondida; 2) não mencionei valores, nem questionei os motivos do preço baixo; 3) por que a Maria Dias Ferreira, com esse nome luso-brasileiro, escreve no masculino e em português tão ruim, embora a ortografia seja correta?
Na hora pensei apenas se tratar de um golpista pouco inteligente e não dei muita bola. Só que na mesma semana, descobri que alguns colecionadores e entusiastas de um fórum sobre os Mercedes-Benz encontraram outros anúncios com a mesma resposta padrão, porém de outras cidades do Brasil.
Jalopnik- 2013-09-21 às 10.12.53
O primeiro deles foi este Mercedes SL300 por R$ 17.000, em Altinópolis, cidade vizinha de Ribeirão Preto/SP, onde há concessionária Mercedes, inclusive. O membro do fórum enviou uma mensagem ao vendedor, movido pela mesma curiosidade que eu, e recebeu a seguinte resposta assinada por Evelyn Correia Pereira:
Olá,
Como eu disse no meu primeiro e-mail, estou na Argentina. Antes de sair, estabeleceu um acordo com MercadoLivre, porque a minha presença não é necessária. Carro está em um consultório particular no Roraima(Boa Vista), Brasil, pronto para ser entregue. O custo do transporte está incluído no preço total do carro! Você tem 5 dias para testar e inspecionar o carro. Estes são os dados que eu preciso:
Nome:
Sobrenome:
Rua e número:
CEP:
Cidade e país:
CPF:
Telefone:
Uma vez que você tem todas essas informações eu vou encaminhar para MercadoLivre. Então MercadoLivre entraremos em contato com todos os detalhes que você precisa para concluir esta operação e também para ver que eles são cobertos e eu sou vendedor legal.
De carro você vai receber todos os documentos necessários para registrar o carro em seu nome.
Espero um e-mail com os dados solicitados.
Saudações!
Dessa vez o anúncio envolveu o Mercado Livre, que deixa claro que nunca intermedeia negociações. Está lá nos termos de uso. Como a pessoa pediu dados pessoais, o mercedista resolveu ir adiante e pediu para ver o carro antes de enviar seus dados. A resposta?
Olá,
Desculpe pelo atraso na resposta, mas estou na Argentina, no momento e eu estive ocupado. De qualquer forma, obrigado pelo seu interesse em comprar o carro.
Porque o preço é tão baixo, então eu estou passando por um divórcio, e eu tive que mudar para a Argentina. Tudo o que eu quero fazer agora é vender o carro a esse preço, porque eu tenho para vender rápido (eu fiz um depósito aqui para comprar outro). o título é limpo e você vai ter absolutamente nenhum problema para registrar o carro.
O carro tem 135.600 km, perfeito estado, nenhum arranhão e não foi envolvido em um acidente. O interior parece ótimo (não fumar). Eu quero essa transação sem problemas, como eu estou preso no meio de alguns eventos muito importantes e têm pouco tempo à minha disposição. Agora eu tenho um monte de e-mails, então eu espero que você entenda que eu tenho que resolver.
O preço é de R$ 17.000. Este é o meu último preço. Eu não vou negociar o preço. Além disso, levar em consideração apenas os compradores que estão realmente interessados em comprar o carro, para ter certeza que eu não perco meu tempo com discussões intermináveis. Então, se você estiver interessado por favor me escreva.
Saudações!
Não foi um déja-vù. É a mesma resposta em relação ao Smart Roadster de Fortaleza. A sucessão de anúncios não para por aí. Na semana seguinte, novamente procurando um carro bacana para o Achados Meio Perdidos, encontrei um Mazda RX-8 com seu glorioso Wankel de 1,3 litro por módicos R$ 30.000.
Jalopnik- 2013-09-21 às 07.34.28
Como os poucos desses que se encontram no Brasil não saem por menos de R$ 100.000, nem fiz cerimônias na hora de mandar a pergunta:
Já sei, você está na Argentina e precisa vender rápido o carro, por isso ele está tão barato…
Desta vez os lugares e os motivos são diferentes (quebrei a cara), mas a intenção é a mesma. A resposta vem de Carina Selena Lopez:
Olá,
Sinto muito pela minha resposta tardia para seu e-mail, mas eu estava muito nos últimos dias. Recebi um e-mail com o seu interesse no meu carro, você ainda está interessado? porque o carro ainda está à venda. Primeiro quero dizer que o carro está localizado na Espanha, Córdoba. O carro foi comprado do Brasil, há seis meses, durante o tempo que eu trabalhei lá. O contrato de trabalho terminou, e eu voltei para a Espanha. O carro será vendido com toda a documentação original, como certificado de registro no Brasil e também com placas brasileiras. Garanto-vos que um carro está muito bem conservado, nunca foi envolvido em acidentes ou danos. Eu vender o carro porque ele iria me custar muito dinheiro para gravar na Espanha, e eu tenho um outro carro aqui. Se você não pode ir para a Espanha, vamos encontrar uma solução para vender o carro para você no seu país. Caso você esteja interessado em comprar o carro, não hesite em contactar-me.
Aguardo a sua resposta. Obrigado.
No mesmo dia, um outro membro do fórum Mercedes, descobriu um anúncio de um Mercedes 500 SEL por pouco mais de R$ 6.000, no qual o vendedor contava o mesmo tipo de história:
Olá,
Sinto muito pela minha resposta tardia para seu e-mail, mas eu estava no meu caminho nos últimos 3 dias. Vou ter um e-mail sobre o seu interesse no meu carro, você ainda está interessado? porque o carro ainda está à venda.
Primeiro quero dizer que o carro está atualmente em Reino Unido (Londres). O carro foi comprado do Brasil, de 6 meses, durante o tempo que eu trabalhei lá. O contrato de trabalho expirou, e ontem voltei para a Reino Unido – Londres .O carro será vendido com toda a documentação original, como certificado de registro no Brasil, o título é claro e tem 90 dias de licença de exportação Reino Unido lincense e seguro. Eu lhe asseguro, é um carro muito bem conservado, nunca foi envolvido em acidentes ou danos. Eu estou vendendo o carro porque ele iria me custar para registrar um monte de dinheiro na Reino Unido, e eu tenho um outro carro aqui. Se você não vir para a Reino Unido, vamos encontrar uma solução para vender o carro para você que no seu país. Se você estiver interessado em comprar o carro, por favor entrar em contato comigo.
 Aguardo sua resposta.
 Obrigado Jose
Jalopnik- 2013-09-21 às 07.40.00
Neste fim de semana, um leitor do Jalopnik encontrou mais um desses anúncios. Desta vez de um Golf GTI Mk5, daquele que não tivemos no Brasil. Novamente o carro tem suas placas ocultadas, e desta vez aparece em Brasília, onde há vários carros raros trazidos pelos representantes diplomáticos no País. Talvez seja verdade, não?
Jalopnik- 2013-09-21 às 11.44.28
Usando a busca por imagens do Google, descobri que as mesmas fotos são usadas no Olx mexicano, de um anúncio do Distrito Federal daquele país, coincidentemente, e também de outro no MercadoLibre.com.mx, em Jalisco, no estado de Guadalajara, a 560 km da capital mexicana.
O golpe é simples, e se baseia na ingenuidade e no impulso das pessoas: o sujeito manifesta interesse no carro respondendo a estas histórias absurdas que você leu acima. Então o vendedor diz que está com outro potencial comprador, mas consegue “segurar” o carro mediante um pequeno sinal — geralmente pago pelo PayPal. Considerando que para manter um anúncio no Mercado Livre por mais de uma semana você precisa desembolsar alguns trocados, é possível que eles estejam conseguindo algum dinheiro com isso.
Como já explicamos anteriormente, você não pode trazer de volta um carro usado com menos de 30 anos, como sugerem as respostas dos anúncios falsos. Se existisse uma forma, não tenha dúvida de que as grandes importadoras já estariam fazendo isso legalmente. Além disso, os preços pedidos são ridiculamente inferiores ao valor de mercado destes carros, algo que qualquer loja de usados cobriria facilmente. Por exemplo: por que alguém tentaria vender um Mercedes SL300 por R$ 17.000 no Mercado Livre, quando é muito mais fácil entregar a um lojista qualquer por esse mesmo preço, na pior das hipóteses?
A resposta todos nos sabemos qual é. Só falta descobrir quem são esses caras.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

Nenhum comentário: