25 de set. de 2013

Puma by Edu Oliveira


O Puma era um trabalho que eu vinha fazendo há um tempo, mas só agora consegui terminar..
Como o design do Puma tinha inspiração nos esportivos do final dos anos 60 e início dos 70, tentei dar a esse modelo linhas ao mesmo tempo atuais e retrô, sem perder a identidade original. 


Modelo Coupé



Modelo Cabrio





Uma versão preparada para competição ficaria interessante, o Puma GT1.



História da Puma

Rino Malzoni projetou em 1964 um esportivo de fibra-de-vidro inspirado na Ferrari 275 GTB, o carro foi feito em parceria com a Vemag, especialmente para competições, optando-se assim pela mecânica e chassis DKW. Para produzi-lo em série Rino então fundou a Sociedade de automoveis Lumimari, onde foram produzidas 35 unidades do GT Malzoni. Em 1966 foi apresentada uma versão mais requintada para ser vendida ao público, neste mesmo ano a Lumimari foi rebatizada para Puma e o carro passou por algumas modificações e passou a se chamar Puma GT (conhecido como Puma DKW), com motor DKW de 1000 cm3 e 106hps.


Em 1967 com o fim da DKW-Vemag, a Puma teve que desenvolver outro carro, agora a partir da plataforma VW de motor refrigerado a ar e em 1968 foi lançado o Puma GT 1500 com linhas que lembravam as do Lamborghini Miura. Em 1970 teve a cilindrada aumentada para 1600 cc (sendo que opcionalmente oferecia motores de 1700, 1800, 1900 e 2000 cc). Em 1971 foi lançada uma versão conversivel.
Em 72 foi apresentado o modelo GTB, com mecânica do Opala 6 cilindros e 140 cv.
Em 1973 vendeu direitos de construção para uma empresa na Africa do Sul. Teve até um projeto para um mini carro baseado em um carro japonês, um modelo com 650 cc, mas não foi adiante. Em 1974 a Puma lançou uma linha de caminhões. Em 1979 surgiu o GTB Serie II com algumas modificações e em 1980 o P018.



A década de 80 foi conturbada para a Puma, a fábrica estava cheia de dívidas e foi vendida para a Alfa Metais, que relançou o GTB como AMV e os menores como AM3 e AM4. A Puma produziu até 1991, prejudicada com a chegada dos carros importados. O Puma ainda continua a ser produzido na Africa do Sul.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://irmaododecio.blogspot.com.br

Um comentário:

O. Oliveira' ॐ disse...

Meus parabéns cara, seu trabalho ficou excelente!