19 de set. de 2013

F-1:Pilotos aprovam mudança na antiga “Singapore Sling” de Marina Bay

Organização do GP de Cingapura transformou a sinuosa chicane da curva 10 numa tangência de média velocidade à esquerda

Rodas dianteiras de Romain Grosjean saem do chão após contato com a zebra da curva 10, em Cingapura (AP Photo/Wong Maye-E)Rodas dianteiras de Romain Grosjean saem do chão após contato com a zebra da curva 10, em Cingapura (AP Photo/Wong Maye-E)

A sexta edição do GP de Cingapura terá neste fim de semana uma novidade interessante no traçado: a lenta e sinuosa chicane artificial na curva 10, denominada “Singapore Sling”, foi substituída por uma tangência única à esquerda, de média velocidade.

A mudança foi exigida pelos próprios pilotos, que frequentemente capotavam para fora da pista – às vezes em direção ao muro, como Kimi Raikkonen, em 2008 – em razão das altas zebras instaladas no trecho. Um dos pilotos que mais pediram pela alteração, Mark Webber, aprovou a nova curva.
“Ficou bem legal. [A mudança] foi mais do ponto de vista da segurança. Se você chegasse ali com uma falha mecânica, era melhor não ter a chance de pular as zebras”, explicou o australiano da Red Bull. “Agora é uma opção um pouco mais segura. Como vimos numa corrida da GP3 em Monza, não é muito legal quando você acerta essas zebras, então a curva ficou melhor.”

De acordo com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a modificação aumentou em 40 km/h o pico de velocidade na curva, o que deve reduzir o tempo de volta em Cingapura em cerca de 1s. “Era o que queríamos como pilotos”, ressalta Jenson Button, da McLaren. “Sentimos que a chicane não foi feita para um carro de F1 de verdade. Todos os testes foram realizados com uma área de escape e tudo deu certo.”
Nova curva 10 de Cingapura, sem a chicane (Foto: Reprodução/Twitter Jake Rosenzweig)
Nova curva 10 de Cingapura, sem a chicane (Foto: Reprodução/Twitter Jake Rosenzweig)
No entanto, Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, observa que as chances de ultrapassagem no trecho continuarão escassas. “Não vai aumentar as ultrapassagens, mas de qualquer forma, ali nunca foi um ponto de ultrapassagem”, explicou o australiano, que não acredita que o aumento de velocidade no trecho pode acarretar um maior risco de pilotos se acidentando no muro de proteção.
“É claro que a velocidade será maior, mas não acho que o aumento será tão grande, pois ainda teremos que nos manter à esquerda para contornar [a entrada para] a chicane. Não é como se fôssemos sair da curva já próximos do muro. Ainda temos bastante espaço. É uma curva normal.”
Os primeiros treinos livres para o GP de Cingapura serão realizados nesta sexta-feira, respectivamente às 7h e 10h30, horários de Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: