24 de set. de 2013

F-1:Ferrari anuncia reabertura do túnel de vento de Maranello em outubro

Ação faz parte de estratégia para se aproximar da Red Bull: “Estávamos jogando basquete com uma mão atrás das costas”, pondera chefe dos italianos

Túnel de vento da Ferrari em Maranello (Foto: Renzo Piano)Túnel de vento da Ferrari em Maranello (Foto: Renzo Piano)

Como parte dos esforços para reduzir a desvantagem técnica em relação à Red Bull, a Ferrari anunciou que vai reabrir o túnel de vento em Maranello no fim de outubro.

Após detectar problemas de correlação, a escuderia italiana fechou a instalação no fim de 2011 e passou a utilizar os recursos da extinta equipe Toyota em Colônia. Segundo o chefe executivo Stefano Domenicali, a reinauguração não vai garantir benefícios instantâneos ao carro de 2013, mas vai reduzir boa parte da inferioridade técnica de Maranello em comparação à Red Bull.
“É como jogar basquete com uma mão atrás das costas. Você pode fazer isso no treino, mas quando for para valer, é melhor usar as duas mãos”, filosofou Domenicali, em entrevista ao site britânico “Autosport”.

“Vamos voltar [a jogar] com as duas mãos [quando o túnel de vento estiver pronto]. É crucial para nós. Sofremos por dois anos, pois tivemos problemas de correlação [antes do fechamento do equipamento]. Então estamos ansiosos para reinaugurá-lo, pois vai ser uma enorme ferramenta de uso.”
Um dos principais engenheiros na Ferrari, Simone Resta acredita que, embora tenha ficado 18 meses sem um equipamento próprio de investigação aerodinâmica, a decisão de desligar e atualizar o túnel era vital.
“Sob a direção de Stefano Domenicali, a equipe investiu muito em atualizações para o túnel e a operação. No nosso mundo, tudo se move muito rápido, sem nenhum intervalo, e você precisa de um bom tempo para concluir uma grande atualização”, explicou Resta.
“Se não, você faz apenas atualizações para incrementar. A Toyota tem uma boa instalação, que não apenas é utilizada por nós, mas outros times. Isso nos deu a oportunidade de reformar nossa acomodação, que será muito melhor do que antes, para outubro.”
A Ferrari ocupa a segunda posição no Mundial de Construtores, com 274 pontos, 103 atrás da líder Red Bull e apenas sete à frente da terceira colocada Mercedes.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: