21 de set. de 2013

F-1:Apesar de "susto", Vettel confirma favoritismo e é pole em Cingapura

De tanto sobrar em Marina Bay, alemão decidiu não fazer última volta rápida e viu Rosberg quase superá-lo no fim; Massa volta a bater Alonso e fica em 6º

Sebastian Vettel, da Red Bull, em Marina Bay (AP Photo/Joseph Nair)Sebastian Vettel, da Red Bull, em Marina Bay (AP Photo/Joseph Nair)

Com ritmo muito superior ao de todos os rivais, Sebastian Vettel confirmou o favoritismo dos treinos livres e conquistou, neste sábado, a pole position para o GP de Cingapura, 13ª etapa da temporada 2013 da F1. Será a quinta presença do tricampeão na posição de honra do grid em 2013, empatando com Lewis Hamilton nas estatísticas do ano.

O resultado, no entanto, poderia ter vindo de forma mais tranquila: no Q3, depois de marcar 1min42s841 e se colocar em primeiro, com seis décimos de vantagem sobre o segundo colocado, o alemão recolheu aos boxes e preferiu nem partir para uma segunda volta rápida, numa clara demonstração de que não imaginava mais ser alcançado por ninguém.
Mas o compatriota Nico Rosberg ainda tinha reservas com seu Mercedes, registrando 1min42s932 e ficando a apenas 91 milésimos da marca do piloto da Red Bull. Apesar desse susto tardio, Vettel pôde comemorar sua 41ª pole na carreira, ficando cada vez mais isolado como o terceiro maior da história nesse quesito.

Romain Grosjean aproveitou a convalescença de seu parceiro de Lotus, Kimi Raikkonen, que treinou com dores nas costas e terminou somente em 13º, para brilhar sozinho a bordo do E21 e se posicionar em terceiro, à frente de dois carros teoricamente mais velozes neste fim de semana, a Red Bull de Mark Webber e a Mercedes de Lewis Hamilton.
Depois de sofrer para achar o melhor rendimento em todos os treinos livres, Felipe Massa encontrou forças para superar Fernando Alonso justamente no momento mais importante, a última fase do classificatório, sendo o melhor representante da Ferrari no grid, em sexto. O brasileiro bateu o espanhol pela quinta vez na temporada em ordens de largada, e verá seu companheiro partir uma colocação atrás, em sétimo.
Jenson Button, Daniel Ricciardo e Esteban Gutiérrez, que sentiu o gosto de estar no Q3 pela primeira vez na carreira, mas nem pôde usufrui-lo, já que não foi à pista no período final, completaram o grupo dos dez primeiros.
Red Bulls poupam os supermacios, Hamilton lidera e Massa passa “raspando”

Com temperatura ambiente em 29°C, e a da pista em 30°C, o classificatório em Marina Bay começou sem grandes emoções, já que os tempos registrados com pneus médios, na casa de 1min46s e 1min47s, seriam insuficientes para garantir qualquer equipe na segunda fase.
Isso, claro, falando a respeito das dez escuderias que não são a Red Bull. Para os atuais tricampeões, foi possível usar somente um jogo de compostos brancos e ainda conseguir o passaporte sem sustos, com Webber na sexta e Vettel na sétima colocações.
Com dores nas costas, Raikkonen treinou "no sacrifício" e terminou só em 13º (AP Photo/Wong Maye-E)
Com dores nas costas, Raikkonen treinou “no sacrifício” e terminou só em 13º (AP Photo/Wong Maye-E)
Sendo assim, a liderança ficou com Hamilton, representante do segundo melhor time do fim de semana até aqui. O inglês da Mercedes virou 1min44s196 com os compostos supermacios, superando o surpreendente Button, em segundo, Alonso e a outra surpresa, Pérez, o que significa que as duas McLarens terminaram entre os quatro primeiros, algo que não ocorrera ainda neste ano.
Com dificuldades ao longo de todas as sessões, Massa chegou a cair para a zona da degola nos momentos finais do Q1, abrindo sua última volta rápida quando o cronômetro já estava próximo do zero. Nessa tentativa tardia, o paulista perdeu a traseira da F138 na curva 19 e “raspou” no muro, mas controlou o carro e, apesar da perda inevitável de tempo, subiu para 13º, com 1min45s658, e carimbou o passaporte para o período intermediário.
Os eliminados acabaram sendo, além das Caterhams e Marussias, Paul di Resta, num péssimo desempenho para a Force India, e Pastor Maldonado, que segue em um calvário com a Williams.
Vettel mostra, enfim, as garras; com dores, Raikkonen é eliminado
Passada a “moleza” do Q1, a Red Bull precisaria enfim mostrar sua verdadeira força na segunda parte do treino, utilizando um jogo novo de pneus supermacios. Os dois carros da marca das bebidas energéticas foram à pista faltando cinco minutos para o encerramento do período, quando Rosberg já havia atingido o melhor tempo do fim de semana até então, 1min43s892.
Massa superou as dificuldades e surpreendeu ao bater Alonso no fim (AP Photo/Vincent Thian)
Massa superou as dificuldades e surpreendeu ao bater Alonso no fim (AP Photo/Vincent Thian)
Se a marca do alemão já era impressionante, Vettel decidiu colocar ordem na casa e mostrar quem é que manda na cidade-estado, anotando incríveis 1min42s905. Além de bater seu compatriota por quase um segundo, o tricampeão foi oito décimos mais rápido do que seu companheiro de time, Webber, que fez nada mais do que um papel burocrático para se colocar em segundo.
Rosberg e Hamilton posicionaram as duas “flechas de prata” na sequência, seguidos pela Lotus de Grosjean, a Ferrari de Alonso e uma Sauber, mas não a de Nico Hulkenberg. Para a surpresa de todos, o classificado da esquadra suíça para o Q3 foi o mexicano Gutiérrez, que conseguiu superar seu colega em grids e pela primeira vez na carreira, já que o germânico enfrentou problemas em sua asa móvel e foi ceifado da fase decisiva, em 11º.
Massa teve vida um pouco mais fácil e não chegou a ser ameaçado seriamente, classificando-se com a sétima melhor marca, 1min45s161. Junto com ele, avançaram Ricciardo, com a única Toro Rosso, e Button, que voltou à dura realidade da McLaren. Os eliminados, além de Hulkenberg, foram Jean-Éric Vergne, Raikkonen (ainda acometido pelas dores nas costas), Pérez, Adrian Sutil e Valtteri Bottas.
Rosberg ameaça, mas Vettel consuma pole
Logo na primeira metade do Q3, Vettel saiu à pista para quebrar de novo o recorde do novo traçado cingapuriano, atingindo 1min42s841 em sua primeira volta rápida. Naquele momento, só outros quatro competidores saíram à pista (Rosberg, Webber, Hamilton e Grosjean) e o mais próximo do germânico perdeu seis décimos em relação a ele.
Via rádio, o engenheiro questionou se o volante do nº. 1 “ainda tinha mais para dar”, no que ele respondeu que poderia melhorar “um ou dois décimos”. Mesmo assim, a Red Bull resolveu não treinar mais e, já fora do carro, Vettel assistiu pelo telão – e com cara de suspense – quando Rosberg anotou 1min42s932 e encostou em sua até então intocável liderança.
Romain Grosjean, Sebastian Vettel e Nico Rosberg, os três primeiros no grid de Cingapura (AP Photo/Wong Maye-E)
Romain Grosjean, Sebastian Vettel e Nico Rosberg, os três primeiros no grid de Cingapura (AP Photo/Wong Maye-E)
Massa, que havia perdido para Alonso em todas as sessões desde sexta-feira, encaixou um bom giro em 1min43s890, terminando à frente do bicampeão asturiano por 48 milésimos. O GP de Cingapura será disputado neste domingo, a partir das 9h, horário de Brasília, com transmissão ao vivo pela Rede Globo.
Grid de largada – Marina Bay:
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min42s841
2º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min42s932
3º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1min43s058
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 1min43s152
5º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1min43s254
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min43s890
7º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min43s938
8º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1min44s282
9º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min44s439
10º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) sem tempo



11º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) 1min44s555
12º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min44s588
13º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min44s658
14º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) 1min44s752
15º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1min45s185
16º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1min45s388



17º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1min46s121
18º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1min46s619
19º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 1min48s111
20º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1min48s320
21º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) 1min48s830
22º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) 1min48s930

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: