25 de set. de 2013

Expedição busca alternativas portuárias para o Centro-Oeste

Fotos: Divulgação
Expedição busca alternativas portuárias para o Centro-Oeste De olho na exportação de commodities, 30 Amaroks levarão os cerca de 90 participantes para os portos chilenos de Iquique e Arica


Buscar uma nova e melhor opção para o escoamento da produção de grãos do Centro-Oeste brasileiro. Esse é o objetivo da "Expedição Rota da Integração - Ligando Povos, Unindo Oceanos", que terá início na próxima sexta-feira, dia 27.
A caravana partirá de Campo Grande/MS com destino aos portos chilenos de Iquique e Arica. O grupo formado por cerca de 90 participantes conta com empresários da região e autoridades civis e políticas. O caminho da capital sul-matogrossense até a costa do Pacífico será trilhado a bordo de 30 picapes Amarok, da Volkswagen.

" A região Centro-Oeste, celeiro agrícola do Brasil, precisa de novas alternativas para continuar competitiva. Outro ponto positivo é que a rodovia que vai ao Chile está pronta para ser utilizada. Esse rota nos dará maior força econômica ", explica o  presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Mato Grosso do Sul (SetLogMS), Cláudio Cavol.

De acordo com os cálculos do SetlogMS, o custo do transporte rodoviário, que parte das unidades produtoras de grãos do estado do Mato Grosso do Sul, representa de 30% a 35% do valor do produto. Estima-se que o novo corredor possa reduzir estes custos em 10%, fato que impactará em economia direta de 3 a 5% do valor das exportações destas commodities agrícolas. Além disso, segundo índices internacionais que medem a qualidade dos portos no mundo, o Chile tem 5,2 pontos e está em 34º lugar. Bem longe das melhores colocações, o Brasil se encontra na 135ª posição, com apenas 2,6 pontos.

Outros objetivos também são almejados com a "Expedição Rota da Integração - Ligando Povos, Unindo Oceanos". Entre eles está a melhor integração com outras nações, que alavancaria novos negócios entre os países participantes. E até mesmo o desenvolvimento do turismo em destinos ainda pouco explorados. 

A expedição conta com o apoio do Governo do Mato Grosso do Sul, da FIEMS, da Famasul, da Aprosoja, da Associação Comercial de Campo Grande e das empresas ligadas ao transporte, como Scania, Ford, Iveco, Volkswagen, MAN, Volvo e Noma. Após a caravana, será produzido e disponibilizado um estudo de viabilização da rota, com documentário em vídeo e fotos.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/

Nenhum comentário: